24 de Março de 2014
I workshop: Membros Observadores do Grupo de trabalho para a Administração Local
No dia 20 de março, decorreu o I workshop sobre o Plano de Classificação da Informação Arquivística para a Administração Local promovido pela Direção Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas e pelos membros efetivos do Grupo de Trabalho MEF/Autarquias. A ação contou com a participação de cerca de 70 membros observadores, em representação de 31 autarquias, na qual foram debatidas questões associadas à versão 0.2 e às fases seguintes do projeto: implementação nas organizações e enquadramento no processo de avaliação suprainstitucional em curso.
Consulte as comunicações apresentadas:
PROGRAMA:
10h15 – Acolhimento
10h30 – Abertura: Silvestre Lacerda (Direção Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas)
10h45
1. O Plano de Classificação v0.2: o que é e como deve ser utilizado? Rita Gago (Município de Oeiras)
11h10
2. Reflexões e dúvidas sobre o Plano de Classificação
Moderador: Júlio Cardoso (Município de Sintra)
2.1. Apresentação de comunicação: Município do Porto
2.2. Espaço de diálogo
12h15
12h45 – Almoço
14h00
4. Implementação do Plano de Classificação
Moderadora: Filomena Machado (Município de Santarém)
4.1. Testemunhos: experiências de implementação
• Município de Torres Novas – Joana Rosa
• Município de Odemira – Amélia Fançony e Cláudia Serrão
• Municípios de Santarém e Torres Vedras – Carlos Guardado da Silva
4.2. Espaço de diálogo
15h30
5. Definição de estratégia conjunta para a implementação do Plano de Classificação
Moderadora: Alexandra Lourenço (Direção Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas)
16h00 – Encerramento