Saltar os Menus

II Encontro Nacional de Arquivos de Associações de Cultura, Recreio e Desporto

Call for papers / Chamada para comunicações:

II Encontro Nacional de Arquivos de Associações de Cultura, Recreio e Desporto: Desafios da memória arquivística

10 e 11 de maio de 2024

 

O II Encontro Nacional de Arquivos de Associações de Cultura, Recreio e Desporto, sob o mote Desafios da memória arquivística, realiza-se no momento em que ocorrem as Comemorações dos 50 anos do 25 de abril de 1974.

Os arquivos e o património arquivístico das coletividades, tanto do passado como aqueles que estão hoje a ser constituídos, apresentam vários desafios de gestão, preservação e divulgação, decorrentes dos múltiplos constrangimentos da vida destas associações e da diversidade de suportes e de meios em que a informação é produzida e difundida, entre outros fatores.

A salvaguarda e a valorização dos arquivos destas associações, grande parte delas criadas após abril de 1974, são uma responsabilidade partilhada entre as coletividades e os seus associados, mas também entre entidades públicas e privadas e os cidadãos. A sustentabilidade destes arquivos, a sua continuidade como lugar de prova, conhecimento e memória, dependem da ação de todos os interessados no movimento associativo e da sociedade em geral.

Por este motivo, tratar, preservar, divulgar e reutilizar esta informação única, de forma estruturada e sustentável, serão alguns dos principais desafios que serão debatidos neste Encontro.

 

Neste contexto, é com prazer que convidamos investigadores, profissionais da informação, representantes de entidades públicas e privadas que desenvolvam ações de salvaguarda e valorização de património cultural e dirigentes associativos e associados, entre outros interessados, a submeterem os seus trabalhos ao II Encontro Nacional de Arquivos de Associações de Cultura, Recreio e Desporto, que ocorrerá dias 10 (online) e 11 de maio de 2024 (Museu da Cerâmica de Sacavém, Loures).

 

  1. Obter um maior conhecimento dos arquivos e do património arquivístico das associações de Cultura, Recreio e Desporto (ACRD), antes e depois do 25 de Abril de 1974, bem como do seu contexto de produção;
  2. Compreender as lacunas desses arquivos, as suas causas e analisar como se podem prevenir e contornar essas limitações;
  3. Conhecer boas práticas e experiências de salvaguarda e valorização da memória arquivística;
  4. Conhecer e debater o modo como se pode potenciar o uso e exploração do património arquivístico;
  5. Apresentar e debater as vias para a sustentabilidade dos arquivos das ACRD;
  6. Identificar os principais desafios que se colocam a estes arquivos no momento em que se comemoram os 50 anos do 25 de abril de 1974.

 

As comunicações devem enquadrar-se no tema do Encontro e incluir alguns dos seguintes conteúdos:

 

 

 Avaliação:

 

 

 

 

 

Agradecemos antecipadamente a sua contribuição e esperamos por si no II Encontro Nacional de Arquivos de Associações de Cultura, Recreio e Desporto: Desafios da memória arquivística.

 


 

I Encontro Nacional de Arquivos de Associações de Cultura, Recreio e Desporto

Em breve disponibilizaremos informação sobre este evento, nesta página.

 

 

Última Actualização: 29 de Janeiro de 2024