Saltar os Menus

II Encontro Nacional de Arquivos de Associações de Cultura, Recreio e Desporto

JÁ ESTÁ DISPONÍVEL O PROGRAMA PROVISÓRIO DO II ENCONTRO NACIONAL DE ARQUIVOS DE ASSOCIAÇÕES DE CULTURA,  RECREIO E DESPORTO – 10 e 11 de maio de 2024.

Já se encontra disponível o Programa provisório do II Encontro Nacional de Arquivos de Associações de Cultura, Recreio e Desporto: Desafios da memória arquivística, que ocorrerá dia 10 de maio à tarde (online) e dia 11 de maio de 2024 (Museu da Cerâmica de Sacavém, Loures).

Para proceder à inscrição, gratuita, mas obrigatória, deverá aceder aos seguintes links:

Dia 10 de maio à tarde (online): https://www.eventbrite.pt/e/871847267647?aff=oddtdtcreator (até 8 de maio)

Dia 11 de maio de 2024 (presencial, no Museu da Cerâmica, em Sacavém):

https://www.eventbrite.pt/e/871859744967?aff=oddtdtcreator (até 3 de maio)

A inscrição neste segundo dia está limitada à capacidade da sala, pelo que é conveniente ser efetuada o mais cedo possível.

 

O “II Encontro Nacional de Arquivos de Associações de Cultura, Recreio e Desporto”, sob o mote “Desafios da memória arquivística”, realiza-se no âmbito das Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril de 1974.

Os arquivos e o património arquivístico das coletividades, tanto do passado como aqueles que estão hoje a ser constituídos, apresentam vários desafios de gestão, preservação e divulgação, decorrentes dos múltiplos constrangimentos da vida destas associações e da diversidade de suportes e de meios em que a informação é produzida e difundida, entre outros fatores.

A salvaguarda e a valorização dos arquivos destas associações, grande parte delas criadas após abril de 1974, são uma responsabilidade partilhada entre as coletividades e os seus associados, mas também entre entidades públicas e privadas e os cidadãos. A sustentabilidade destes arquivos, a sua continuidade como lugar de prova, conhecimento e memória, dependem da ação de todos os interessados no movimento associativo e da sociedade em geral.

Por este motivo, tratar, preservar, divulgar e reutilizar esta informação única, de forma estruturada e sustentável, serão alguns dos principais desafios que serão debatidos neste Encontro Nacional.

O II Encontro Nacional de Arquivos de Associações de Cultura, Recreio e Desporto ocorrerá dias 10 (online) e 11 de maio de 2024 (Museu da Cerâmica de Sacavém, Loures).

 

  1. Obter um maior conhecimento dos arquivos e do património arquivístico das associações de Cultura, Recreio e Desporto (ACRD), antes e depois do 25 de Abril de 1974, bem como do seu contexto de produção;
  2. Compreender as lacunas desses arquivos, as suas causas e analisar como se podem prevenir e contornar essas limitações;
  3. Conhecer boas práticas e experiências de salvaguarda e valorização da memória arquivística;
  4. Conhecer e debater o modo como se pode potenciar o uso e exploração do património arquivístico;
  5. Apresentar e debater as vias para a sustentabilidade dos arquivos das ACRD;
  6. Identificar os principais desafios que se colocam a estes arquivos no momento em que se comemoram os 50 anos do 25 de abril de 1974.

 

Prevê-se que as comunicações do Encontro incluam alguns dos seguintes conteúdos:

 

O Programa do II Encontro Nacional será disponibilizado neste site a partir de 10 de abril.

 

Comissão organizadora:

 

Comissão científica:

 

Informações adicionais:

 

Agradecemos antecipadamente a sua inscrição e esperamos por si no “II Encontro Nacional de Arquivos de Associações de Cultura, Recreio e Desporto: Desafios da memória arquivística”.

 

Contactos:

Email: dsan@dglab.gov.pt

Telefone: 210037476

 


 

I Encontro Nacional de Arquivos de Associações de Cultura, Recreio e Desporto

Em breve disponibilizaremos informação sobre este evento, nesta página.

 

 

Última Actualização: 22 de Abril de 2024