Saltar os Menus

Exposições e Mostras Documentais

No centenário de Bernardo Santareno (1920-1980)

No ano em que se assinala o centenário do nascimento de Bernardo Santareno e se comemorou pela primeira vez o Dia Mundial da Língua Portuguesa e da Cultura da CPLP, o Arquivo Nacional da Torre do Tombo apresenta uma mostra documental evocativa deste autor de língua portuguesa.

Veja a apresentação em:

https://online.anyflip.com/kybc/btva/mobile/index.html

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

#

 


Jornadas Europeias do Património 2014 – Património, sempre uma descoberta

No âmbito das Jornadas Europeias do Património 2014 subordinadas ao tema ”Património, sempre uma descoberta“, a Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas apresenta uma exposição virtual sobre o  património já classificado e a  aguardar classificação como Memória do Mundo pela UNESCO.

Vídeo ”Património Memória do Mundo, sempre uma descoberta…

 

 

#

 


O Foral Novo: registos que contam histórias

Arquivo Nacional da Torre do Tombo

De 30 de janeiro a 6 de junho de 2013

O Arquivo Nacional da Torre do Tombo e a Fundação Casa de Bragança assinalam a passagem dos quinhentos anos sobre a reforma dos forais, com uma exposição de alguns documentos significativos que têm à sua guarda e que, em conjunto, contam histórias da História desse empreendimento de fôlego conduzido por D. Manuel I entre 1495 e 1520.

Fazemos saber que vendo nós como o ofício do Rei não é outra coisa senão reger bem e governar seus súbditos em justiça e igualdade, a qual não é somente dar a cada um o que seu for mas, ainda, não deixar adquirir nem levar, nem tomar a ninguém senão o que a cada um direitamente pertence […].

E querendo tudo remediar como com toda clareza e verdade se faça, Mandámos trazer todos os forais das cidades vilas e lugares de nossos reinos e as outras escrituras e tombos per que nossas rendas se arrecadam […]

Preâmbulo do Foral de Castro Marim, Fundação Casa de Bragança, BDM II, Ms. XXVI

Vídeo Foral Novo

foral novo

Folha de sala (com hiperligações para os documentos na base de dados em linha do Arquivo Nacional da Torre do Tombo)
DGLAB

 

 

Última Actualização: 17 de Janeiro de 2024