Saltar os Menus

PROJETO DE SALVAGUARDA DOS ARQUIVOS E DO PATRIMÓNIO ARQUIVÍSTICO EMPRESARIAL

APRESENTAÇÃO GERAL

A Direcção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB) tem vindo a desenvolver o Projeto de Salvaguarda dos Arquivos e do Património Arquivístico Empresarial, dando particular destaque ao caso do Setor Empresarial do Estado (SEE).

O Projeto incluiu, numa primeira fase, um estudo prévio sobre entidades do SEE detentoras de arquivos de empresas nacionalizadas e suas sucessoras. Numa segunda fase, procedeu-se a um levantamento exaustivo das atuais entidades que possuem arquivos de empresas que estiveram ou que permanecem na esfera do Estado.

Atendendo a algumas lacunas de informação ainda existentes e com vista a aprofundar a informação obtida nas fases anteriores, pretende-se agora desenvolver um Questionário destinado a empresas, públicas e privadas, detentoras dos referidos arquivos. Tem como principais objetivos:

1) Conhecer a situação dos arquivos e do património arquivístico que se encontra sob a responsabilidade destas empresas, provenientes de:

a) empresas nacionalizadas, entre 1974-1976;

b) empresas criadas entre 1976 e 1999, que fizeram parte do Setor Empresarial do Estado;

2) Conhecer as medidas estratégicas que implementaram para a salvaguarda e valorização do referido património arquivístico;

3) Contribuir para a verificação e aprofundamento da informação que a DGLAB possui sobre o tema, com vista à implementação de uma política de salvaguarda e valorização destes arquivos.

0 Questionário é constituído por 14 perguntas, distribuídas por 5 pontos:

-Identificação e contactos da entidade respondente;

-Caracterização da entidade respondente;

-Caracterização dos arquivos e do património arquivístico das empresas públicas sob a responsabilidade da entidade respondente;

-Salvaguarda e valorização do património arquivístico à guarda da entidade respondente;

-Comentários e notas finais.

O Questionário está aberto entre 29 de novembro de 2021 e 8 de março de 2022 e deve ser preenchido através da internet, acedendo a: https://pt.surveymonkey.com/r/patrimonioarquivisticoempresarial .

A password de acesso foi divulgada nos e-mails enviados pela DGLAB para as entidades respondentes detentoras dos referidos arquivos.

Para apoio ao preenchimento a DGLAB disponibiliza um conjunto de ficheiros em pdf cuja leitura prévia recomendamos:

1– A matriz do Questionário, destinada a apoiar a preparação da resposta a inserir na internet;

2- O Glossário dos termos técnicos de arquivo utilizados;

3– Um documento de Ajuda ao preenchimento da versão em linha do Questionário, com exemplos fictícios.

 

A DGLAB previu ainda as seguintes situações de apoio, em caso de necessidade:

Atendimento telefónico a entidades inquiridas através dos telefones 210037476 e 210037221 (Direção de Serviços de Arquivística e Normalização – DGLAB/DSAN);

correio eletrónico, através do endereço dsan@dglab.gov.pt;

  1. Reunião de esclarecimento, a pedido da entidade respondente, via online.

 

EQUIPA DE PROJETO

DGLAB – Direção de Serviços de Arquivística e Normalização

Pedro Penteado (coord.), Catarina Guimarães, Maria José Fidalgo. Colaboração: Ana Barros. Apoio administrativo: Lurdes Almeida.

 

Última Actualização: 2 de Fevereiro de 2022