Saltar os Menus

Com vista à qualificação dos sistemas de arquivo das administrações e à utilização da sua informação, a DGLAB, através da sua área Arquivos tem vindo a promover a tradução de normas internacionais e a produção de orientações e outros documentos técnicos, nos domínios da gestão de documentos, descrição, preservação digital e conservação e restauro de documentos gráficos. Os documentos publicados abrangem ainda a temática do Governo eletrónico e interoperabilidade, bem como especificações importantes para compreender e implementar a construção da Rede portuguesa de arquivos.

Estes documentos destinam-se a apoiar a gestão de sistemas de arquivo em diferentes tipos de organizações, da Administração Pública às Organizações Não Governamentais (Os Arquivos das ONG), apontando mesmo para contextos de utilização supra-organizacional ou de entidades que funcionam e gerem informação em rede. Permitem tratar sistemas e documentos de arquivo em ambientes tradicionais e eletrónicos, incluindo resultados de projetos desenvolvidos em novos domínios da investigação arquivística, como a preservação digital.

As orientações técnicas publicadas abrangem soluções aplicáveis nos arquivos de utilização corrente nas organizações, bem como em outros, nomeadamente em arquivos intermédios e históricos, com particular destaque para o tratamento do património arquivístico português.
Para os conhecer em detalhe, consulte a sua lista completa.

Última Actualização: 18 de Outubro de 2013