1 de Junho de 2026
DGLAB realizou em Leiria um workshop sobre emergência em arquivos
A DGLAB realizou dia 29 de maio, no Arquivo Distrital de Leiria, um Workshop intitulado “Situações de emergência em arquivos: como prevenir, como atuar?”. O encontro, destinado aos municípios das áreas afetadas pela Depressão Kristin e outras que se lhe seguiram, bem como às redes de arquivo existentes nesses territórios, teve como objetivos:
1) Apresentar casos concretos do modo como os municípios resolveram os problemas de arquivo decorrentes da Depressão Kristin e seguintes;
2) Dar a conhecer boas práticas para atuar, em situações de emergência, em arquivos em suporte analógico;
3) Identificar situações de risco e medidas de prevenção;
4) Divulgar instrumentos de análise de risco (ex.: Projeto SAGA).
A primeira parte da sessão incluiu a apresentação dos casos dos municípios de Leiria, Marinha Grande e Alcácer do Sal, que deram conta dos contornos das calamidades que os afetaram, do modo como os arquivos foram atingidos e de como as respetivas autarquias atuaram para a salvaguarda da documentação. Na ocasião foi destacado o apoio técnico da DGLAB, neste contexto, aos municípios da Marinha Grande e de Alcácer do Sal.
A segunda parte da sessão contou com as seguintes comunicações: “Situações de emergência, em arquivos, como atuar?”, de Sónia Domingos, da Divisão de Disponibilização e Produção de Conteúdos Digitais da DGLAB, “Estratégias de prevenção e resposta de emergência em arquivo perante cenários de desastres naturais”, da mesma autoria e “Como prevenir? Ferramentas de diagnóstico do projeto SAGA: exemplo prático de aplicação”, de Anabela Ribeiro, chefe de divisão da referida unidade orgânica.
A moderação da sessão esteve a cargo de Pedro Penteado, diretor de Serviços de Arquivística e Normalização da DGLAB.
O workshop teve o apoio da Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria.
A sessão teve mais de meia centena de participantes dos distritos de Aveiro, Castelo Branco, Coimbra, Leiria, Lisboa, Santarém e Setúbal. Devido à escassez de tempo no final e ao elevado interesse dos participantes, o evento terá continuidade online na próxima 6ª feira, 5 de junho, à tarde, numa reunião onde poderão colocar as suas questões e comentários, e debater o tema com a equipa da DGLAB




