Saltar os Menus

Notícias

29 de Setembro de 2025

Ministério da Cultura de Espanha e DGLAB Inauguram na Guarda a Exposição “Ventos do Povo”

O Ministério da Cultura de Espanha, em articulação com a Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB), no âmbito do Programa ‘Portugal-Espanha: 50 Anos de Cultura e Democracia’, desenvolvidos por estes dois países, vai inaugurar no dia 7 de outubro próximo, no Arquivo Distrital da Guarda a exposição “Ventos do Povo. De Revoluções e Transições Ibéricas (1974-1977)”, que apresenta um olhar fotográfico sobre as transições para os regimes democráticos em ambos.
A curadoria e orientação científica da exposição ficou a cargo de Rafael R. Tranche e Carla Baptista, professores, respetivamente da Universidade Complutense de Madrid e da Universidade Nova de Lisboa, que nos propõem uma viagem através de uma criteriosa seleção de 70 fotografias, de reputados fotógrafos de ambos os países, que ilustram o fim de duas longas ditaduras ibéricas e o início de regimes democráticos.
Embora diferentes na sua formação, um aspeto central aproxima o 25 de abril e a transição espanhola: o surgimento de movimentos sociais que exigiam a democratização real de cada processo.
Organizada em cinco secções temáticas – “Hoje Começa Tudo”, “O Povo na Rua”, “Do Centro à Periferia”, “Liberdade de Expressão” e “A Revolução dos Corpos” – a exposição não só documenta, como também interpela e desafia quem a visita.
Através da fotografia como ferramenta estética e política, convida-se o visitante a refletir sobre a história recente a partir das suas formas de representação visual.
A exposição, com entrada livre, está aberta ao público a partir de 7 e até ao dia 30 de outubro deste ano, em todos os dias úteis, entre as 9 e as 16 horas.

PROGRAMA da Inauguração da exposição

Esta notícia foi publicada em 29 de Setembro de 2025 e foi arquivada em: Exposições.