Saltar os Menus

Notícias

18 de Maio de 2026

II Encontro Ibero-Americano de Arquivos destaca impacto da Inteligência Artificial na preservação documental

Realiza-se de 7 a 9 de setembro de 2026, na Fonoteca Nacional do México (Cidade do México), o II Encontro Ibero-Americano de Arquivos, uma iniciativa promovida pelo Programa Iberarquivos em articulação com diversas entidades internacionais do setor.

Subordinado ao tema “Inteligência Artificial na Preservação Documental”, o encontro pretende afirmar-se como um espaço de reflexão e diálogo entre a comunidade arquivística e profissionais da gestão da informação, abordando os avanços, desafios, usos e implicações éticas da aplicação da inteligência artificial na preservação de arquivos textuais, sonoros, fotográficos e audiovisuais.

Com uma abordagem centrada nos princípios de inclusão, igualdade de género e multiculturalidade, a iniciativa conta com um programa diversificado, incluindo conferências, mesas de debate, workshops e apresentação de pósteres, reunindo especialistas e instituições de todo o espaço ibero-americano.

No âmbito do lançamento do encontro, encontram-se abertas duas oportunidades de participação:

De 13 de maio a 13 de junho: Convocatória de até seis bolsas de formação em inteligência artificial para mulheres profissionais do âmbito arquivístico, para promover a participação entre as profissionais envolvidas nestes temas nos arquivos. Cada bolsa cobrirá o transporte aéreo internacional a partir da capital do país onde residam, alojamento, alimentação e reserva de lugar nas oficinas do II Encontro Ibero-Americano de Arquivos. Para mais informações consulte o link para a convocatória: Bolsas de formação para mulheres – II Encontro Ibero-Americano de Arquivos.

De 13 de maio a 21 de junho: Convocatória aberta para a apresentação de pósteres relacionados com as experiências no uso da inteligência artificial em arquivos. Se têm experiência em trabalhar com IA nos arquivos, não deixe passar a oportunidade de apresentar um póster, já que haverá um concurso onde os melhores serão reconhecidos na cerimónia de encerramento do evento. Podem aceder a toda a informação através de: Convocatória de pósteres – II Encontro Ibero-Americano de Arquivos. A participação presencial é limitada, sendo recomendada a inscrição antecipada.

As entidades promotoras apelam ainda à ampla divulgação desta iniciativa junto das respetivas redes institucionais, reforçando o seu caráter estratégico para o desenvolvimento e cooperação da comunidade arquivística ibero-americana.

Mais informação sobre o programa, inscrições e convocatórias encontra-se disponível na página oficial do evento.

 

Esta notícia foi publicada em 18 de Maio de 2026 e foi arquivada em: Eventos, Notícias.