Saltar os Menus

Notícias

6 de Novembro de 2023

DGLAB apresenta Workshop “Metodologia de Classificação e avaliação de informação arquivística e a Plataforma CLAV” no IGFEJ

No âmbito do projeto Arquivos Digitais da Justiça decorreu, no dia 25 de outubro, no Auditório do Instituto de Gestão Financeira e Equipamentos da Justiça (IGFEJ), um workshop dedicado ao tema “Metodologia de Classificação e avaliação de informação arquivística e a Plataforma CLAV”.  A apresentação foi realizada por Pedro Penteado e Rui Godinho da Direção Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB).

O objetivo principal foi a sensibilização das equipas dos organismos e entidades da Justiça para a aplicação do regulamento arquivístico com vista à sua integração com a solução de preservação digital.

A sessão dividiu-se em três partes.

Na primeira foram abordados os conteúdos de um novo contexto para a gestão da informação arquivística e a apresentação da plataforma CLAV no âmbito da metodologia de classificação e avaliação da informação arquivística.

Na segunda parte da sessão foi apresentada a plataforma CLAV (O que é? Para que serve? A quem se destina?) e algumas das suas funcionalidades (disponibilização da Lista consolidada ou a importação de autos de eliminação).

A sessão finalizou com um debate onde foram colocadas algumas questões práticas no uso da plataforma CLAV e a sua articulação com a nova portaria da área governativa da justiça (portaria n.º 315/2023, de 23 de outubro).

Fique a par de todas as notícias recentes no sítio web Conhecer CLAV

Esta notícia foi publicada em 6 de Novembro de 2023 e foi arquivada em: Notícias.