Saltar os Menus

Notícias

3 de Outubro de 2023

Outubro é o Mês das Competências Digitais – 2023

Governo desenvolve este mês mais de 40 iniciativas a nível nacional de promoção de competências digitais

Em 2023 o Governo volta a assinalar outubro como o Mês das Competências Digitais. A área governativa da Digitalização e da Modernização Administrativa, na pessoa do Secretário de Estado, Mário Campolargo, vai destacar diversos projetos, programas e iniciativas que promovem a capacitação digital dos portugueses e das portuguesas, no âmbito da iniciativa nacional INCoDe.2030.

A campanha com o mote #tratarodigitalportu estará presente em canais de televisão, rádio, multibancos, meios de transporte, canais digitais e, ainda, em locais de atendimento ao público, como Lojas e Espaços Cidadão, com o objetivo de amplificar a divulgação da oferta de capacitação digital disponível para pessoas e organizações em todo o território.

São mais de 40 as iniciativas previstas, como:

Eventos do Roteiro INCoDe.2030 – Capacitação Digital: 10 de outubro em Portimão e 17 de outubro em Leiria;
Lançamento da medida Formador + Digital do programa Emprego + Digital (em articulação com a área governativa do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social): 12 de outubro em Lisboa.
Think Tank Captação e retenção de talento tecnológico nos territórios do interior: 16 de outubro na Fábrica da Criatividade de Castelo Branco;
EuSouDigital@Escolas(uma parceria entre o Programa Eu Sou Digital e as áreas governativas da Digitalização e da Modernização Administrativa, e da Educação): 26 de outubro em todas as escolas aderentes;
Webinars sobre cibersegurança, e-commerce, programação, entre outros;
Lançamento da 7ª edição do programa Engenheiras Por Um Dia e celebração do Dia Internacional das Raparigas;
Evento Portugal Digital Summit: o maior evento sobre transformação digital em Portugal, nos dias 17 e 18 de outubro na Exponor;
O Mês das Competências Digitais culmina no dia 30 de outubro, com o Fórum das Competências Digitais, no Centro de Congressos Super Bock Arena, no Porto, que dinamizará um leque alargado de parceiros, e apresentará os resultados do Mapa Nacional de Iniciativas de Capacitação Digital, bem como boas práticas, garantindo uma ampla mobilização para o desígnio da Iniciativa Nacional Competências Digitais e.2030.

Este ano o Fórum terá uma novidade. Para além de uma sessão plenária e uma área de exposição com projetos apoiados pelo INCoDe.2030, terá ainda workshops para ensinar o digital, nomeadamente dos seguintes projetos: Engenheiras por um dia, Happy Code, ENSICO, PTSOC – Desafios e Boas Práticas de Cibersegurança, Sitestar.pt, ubbu, Apps for Good, Estudo para a empregabilidade (não TIC) no Futuro.

As competências digitais são essenciais para o exercício pleno da cidadania, atuando também como facilitador da empregabilidade, ao darem resposta às exigências da crescente digitalização do mercado de trabalho: uma população ativa mais qualificada dá lugar a novas formas de trabalho, novas profissões, a mercados e produtos inovadores e, por conseguinte, atividades económicas mais robustas e competitivas. As competências digitais são igualmente da maior importância para o desenvolvimento de um pensamento crítico e multifacetado, e para promover a inclusão, a autonomia o bem-estar e a justiça social.

Vídeo

Esta notícia foi publicada em 3 de Outubro de 2023 e foi arquivada em: Notícias.