Saltar os Menus

Notícias

3 de Outubro de 2023

Notícias da Torre do Tombo – nº 2 – Setembro de 2023

Foi publicado o n.º 2 do Notícias da Torre do Tombo que poderá ser visualizado aqui.
Neste número são apresentados dois fundos pessoais, o de Tomás António Garcia Rosado e de Manuel da Costa Braz, e noticia-se a incorporação de documentação oriunda do 1º Cartório Notarial de Cascais e que se encontrava domiciliada no Cartório Notarial Privativo de Cascais – Luís Alvim Pinheiro Belchior, bem como um texto realçando a importância do acondicionamento para a preservação da documentação.
Na seção Estudos publicam-se três textos sobre o comendador de Cacela D. Simão de Meneses e o combate à pirataria magrebina, os 306 anos da batalha naval de Matapão e D. Pedro José Coutinho, 6.º Marquês de Marialva e 8.º Conde de Cantanhede.
Divulgam-se ainda as exposições patentes no Arquivo Nacional da Torre do Tombo, bem como outras atividades como o Congresso do Conselho Internacional de Arquivos, o ciclo de seminários “Repensar o(s) Arquivo(s)” e a conferência sobre Inteligência Artificial e Indexação.
Por fim presta-se homenagem a José Mattoso, antigo diretor do Instituto dos Arquivos Nacionais/Torre do Tombo e um dos responsáveis pela modernização da política arquivística nacional.

Para subscrever a “Notícias do Tombo do Tombo” clique aqui.

Esta notícia foi publicada em 3 de Outubro de 2023 e foi arquivada em: Notícias, Notícias da Torre do Tombo.