Saltar os Menus

Notícias

12 de Abril de 2019

Pão, carne e água: memórias de Lisboa medieval | Exposição

O Arquivo Municipal de Lisboa, em parceria com o Instituto de Estudos Medievais-FCSH/NOVA, organiza uma exposição sobre o tema Pão, carne e água: memórias de Lisboa medieval, a realizar na sala de exposições do Arquivo Nacional da Torre do Tombo, entre os dias 23 de abril e 26 de julho de 2019.

 

Horário:

seg. a sex. 9h30 – 19h30; sáb. 9h30 – 12h30  (até 15 de julho)

seg. a sex. 9h30 – 17h30 (a partir de 15 de julho)

Entrada livre

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


O Arquivo Municipal de Lisboa está a organizar, em parceria com o Instituto de Estudos Medievais-FCSH/NOVA, uma exposição sobre o tema Pão, carne e água: memórias de Lisboa medieval, a realizar na sala de exposições do Arquivo Nacional da Torre do Tombo, entre os dias 23 de abril e 26 de julho de 2019.

Esta exposição tem como objetivo dar a conhecer o rico património documental sobre a Idade Média, conservado pela Câmara Municipal, partindo de um projeto de investigação dotado de uma forte componente científica de pesquisa e levantamento de documentação sobre o tema. A exposição pretende recuperar quotidianos associados ao abastecimento alimentar da cidade de Lisboa medieval tendo como protagonistas o pão, a carne e a água.

A exposição conta com vários documentos do Arquivo Municipal de Lisboa, assim como peças do Museu de Lisboa, do Castelo de São Jorge e do CAL (Centro de Arqueologia de Lisboa), do Museu de Metrologia, do Archivo Real y General de Navarra, e do Arquivo Nacional da Torre do Tombo, nomeadamente o pergaminho recentemente adquirido por esta instituição via OLX.

O percurso expositivo será plasmado num catálogo científico ilustrado que apoiará o visitante na descoberta da exposição e permanecerá como testemunho documental. Este será composto por textos científicos de enquadramento dos diferentes núcleos e subnúcleos sobre o abastecimento da Lisboa medieval de pão, carne e água, pela reprodução fotográfica das peças expostas e a sua descrição sumária.​​ O catálogo será lançado no colóquio com o mesmo tema, a realizar no dia 30 de maio de 2019.

Esta notícia foi publicada em 12 de Abril de 2019 e foi arquivada em: Convites, Exposições.