Saltar os Menus

Notícias

6 de Março de 2018

Dia internacional do livro Infantil 2018

No dia 2 de abril comemora-se em todo o mundo o nascimento de Hans Christian Andersen.

A partir de 1967, este dia passou a ser designado por Dia Internacional do Livro Infantil, chamando-se a atenção para a importância da leitura e para o papel fundamental dos livros para a infância.

Para assinalar o Dia Internacional do Livro Infantil 2018, a DGLAB convidou a ilustradora Fátima Afonso, vencedora do Prémio Nacional de Ilustração do ano passado, para ser a autora da imagem do cartaz. Os cartazes vão ser enviados pelo correio para algumas Bibliotecas e livrarias.

A mensagem do IBBY internacional, este ano da responsabilidade da Letónia, consta de um texto da escritora INESE ZANDERE, e de um cartaz do ilustrador Reinis Petersons. Pode ser encontrada em http://www.ibby.org/awards-activities/activities/international-childrens-book-day/icbd-2018/?L=0.

Fátima Afonso (Torres Novas, 1962)

Licenciada em pintura pela faculdade de Belas Artes de Lisboa, é ilustradora e professora de Artes Visuais.
A partir do ano 2000 dedicou-se à ilustração de livros para crianças, tendo já, no seu currículo, mais de 20 livros publicados.

Em 2012 fez parte da seleção de ilustradores que representaram Portugal na exposição «Como as Cerejas», apresentada na Feira do Livro Infantil de Bolonha quando Portugal foi país-tema.
Em 2014, o projeto Sonho com Asas, que viria a ser publicado como livro, em 2016, pela editora Kalandraka, valeu-lhe o 2º Prémio do VII

Prémio Internacional Compostela de Álbuns Ilustrados.
Em 2017, foi nomeada para o Prémio Autores SPA /RTP, na categoria de Literatura / Melhor Livro Infanto-Juvenil, com a obra Sonho com Asas. Ainda nesse ano, venceu o Prémio Nacional de Ilustração com a mesma obra.

 

Mensagem de Inese Zandere em português (pdf.)
Cartaz [211 KB (216.360 bytes)]
Cartaz (pdf.)

 

Esta notícia foi publicada em 6 de Março de 2018 e foi arquivada em: Eventos.