Saltar os Menus

Notícias

25 de Fevereiro de 2013

Projeto “digitalização de fontes locais sobre a guerra peninsular (1807-1814)”, da Câmara Municipal de Mafra – financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian (2011-2012) / protocolado com a Direção-Geral de Arquivos/Arquivo Nacional Torre do Tombo

Este Projeto é, em larga medida, resultado de uma parceria entre a então Direção Geral de Arquivos (DGARQ) e a Câmara Municipal de Mafra. Encontram-se divulgados, desde o dia 27 de Dezembro de 2012, os resultados do projeto em epígrafe, através do catálogo do Arquivo Municipal de Mafra, disponibilizando on-line a “Coleção de Fontes Locais das Linhas de Torres Vedras”, constituída por 928 registos correspondentes a 42000 imagens de documentos sobre a Guerra Peninsular e as Linhas de Torres Vedras. De salientar o importante papel da então DGARQ na difusão do referido projeto no seu site, disponível em http://dgarq.gov.pt/
O projeto contou com o financiamento da Fundação Calouste Gulbenkian e foi protocolado com a então Direção Geral de Arquivos/Arquivo Nacional Torre do Tombo, tendo como parceiros, além da DGARQ, os Arquivos Municipais de Arruda dos Vinhos, Sobral de Monte Agraço, Torres Vedras e Vila Franca de Xira. Decorreu entre Abril de 2011 e Dezembro de 2012 e foi organizado, na sua íntegra, em quatro fases, respetivamente: 1. Levantamento documental; 2. Registo e descrição em base de dados; 3. Digitalização e controlo de qualidade; 4. Disponibilização on-line.
Iniciativa inédita a nível nacional no âmbito dos trabalhos de pesquisa bibliográfica/documental sobre a Guerra Peninsular em geral, e as Linhas de Torres Vedras em particular, o objetivo principal do Projeto é tornar acessível ao público (via Internet) um repositório de informação único e imprescindível sobre a temática, demonstrando a importância capital das fontes arquivísticas (fontes primárias, sobretudo manuscritas), de âmbito local e regional, na construção, evolução e aperfeiçoamento da História Local; concretamente, as existentes nos Arquivos Municipais dos concelhos onde foram edificadas a 1.ª e 2.ª Linhas de Defesa, assim como em 15 fundos do Arquivo Nacional Torre do Tombo.
Para conhecer integralmente o projeto e consultar os seus resultados clique nos seguintes links:
•    Projeto (pdf) – Coleção de Fontes de Locais das Linhas de Torres Vedras – http://www.arquivo.cm-mafra.pt/details?id=173037
•    Câmara Municipal de Mafra – (links: http://www.cm-mafra.pt/ProjectosCulturais/index.asp http://www.cm-mafra.pt/cultura/noticia.asp?noticia=2025)

O Projeto e os seus resultados também podem ser consultados, por link ao catálogo do Arquivo Municipal de Mafra, no sítio internet da “Rota Histórica das Linhas de Torres” e nos sites dos Centros de Interpretação das Linhas de Torres, dos Arquivos e/ou Câmaras Municipais parceiras.
•    Rota Histórica das Linhas de Torres Vedras – (link: http://www.rhlt.com.pt/)
•    Câmara Municipal de Arruda dos Vinhos – (link: http://www.cm-arruda.pt/CustomPages/ShowPage.aspx?pageid=ce7cb799-e03e-479e-96c2-4efa3908dd4c)
•    Câmara Municipal de Sobral de Monte Agraço – (link: http://www.cm-sobral.pt/custompages/showpage.aspx?pageid=0f15674b-81a3-43d8-bae1-d2bcf6476849&m=b139)
•    Câmara Municipal de Torres Vedras – (link: http://www.cm-tvedras.pt/)
•    Câmara Municipal de Vila Fanca de Xira – (link: http://www.cm-vfxira.pt/PageGen.aspx?WMCM_PaginaId=31843&noticiaId=103064&pastaNoticiasReqId=318)

Esta notícia foi publicada em 25 de Fevereiro de 2013 e foi arquivada em: Geral.