Saltar os Menus

Notícias

18 de Junho de 2018

Comemorações do Dia Internacional dos Arquivos sob o lema dos arquivos das associações de de cultura, recreio e desporto

Teve lugar no passado dia 9 de junho, na Torre do Tombo, um evento conjunto da Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas, (DGLAB) e da Confederação Portuguesa das Coletividades de Cultura (CPCCRD), no âmbito das comemorações do Dia Internacional dos Arquivos e do Dia Nacional das Coletividades de Cultura, Recreio e Desporto. O evento pretendeu, entre outros, sensibilizar as associações de cultura, recreio e desporto para a importância dos seus arquivos e para a necessidade de assumirem um compromisso pela sua salvaguarda e valorização. Pretendeu ainda dar a conhecer aos dirigentes e representantes das associações presentes o trabalho que tem sido desenvolvido pela DGLAB, em pareceria com CPCCRD, bem como outras iniciativas de tratamento e valorização destes arquivos, desenvolvidas em Portugal.

O evento incluiu um Fórum subordinado ao tema da Salvaguarda dos arquivos associativos e as cerimónias do Dia Nacional das Colectividades e do 94.º Aniversário da CPCCRD. O programa contou ainda com o lançamento do livro “Edifícios de arquivo. Futuros para o passado”.

Os trabalhos iniciaram-se com as boas vindas do Diretor-Geral da DGLAB, Dr. Silvestre Lacerda e do Presidente da CPCCRD, Dr. Augusto Flor.

O Fórum foi moderado pelo Presidente da Assembleia Geral da CPCCRD, Dr. Francisco Barbosa da Costa e incluiu a apresentação de duas comunicações sobre os arquivos associativos. A primeira, a cargo do Diretor de Serviços de Arquivística e Normalização da DGLAB, Dr. Pedro Penteado, sobre “O papel da DGLAB na promoção salvaguarda dos arquivos das associações de cultura, recreio e desporto” e a segunda, a cargo de Joaquim Escoval, membro da Direção da CPCCRD, onde foi apresentada a estratégia da entidade para o setor, que passa pela criação do Centro Nacional de Documentação Associativa, o desenvolvimento de projetos de tratamento destes arquivos, bem como pela elaboração de um manual de boas práticas, em colaboração com a DGLAB. Seguiram-se diversas intervenções dos presentes sobre o tratamento e a importância dos referidos arquivos.

Ainda associado às comemorações do Dia Internacional dos Arquivos, cabe ainda destacar a sessão do lançamento do livro” Edifícios de arquivo. Futuros para o passado”, da autoria do arquiteto Vítor Carvalho Araújo, da editora Caleidoscópio.

No final dos trabalhos do evento, e no âmbito das comemorações do Dia Nacional das Coletividades de Cultura, Recreio e Desporto, teve lugar uma sessão solene para atribuição, por parte da CPCCRD, de prémios e galardões a dirigentes associativos, individualidades, associações e outras organizações que se destacaram em prol do desenvolvimento da cultura e do movimento associativo. Neste contexto, foi atribuído à DGLAB o Galardão” Reconhecimento e Homenagem” pelo trabalho que tem vindo a desenvolver no âmbito da salvaguarda, tratamento e valorização dos arquivos das associações de cultura, recreio e desporto.

Aspeto da assistência, na sala de conferências da Torre do Tombo

Intervenção do Diretor-Geral da DGLAB, Dr. Silvestre Lacerda, a quando da atribuição do galardão “Reconhecimento e Homenagem” à DGLAB

Esta notícia foi publicada em 18 de Junho de 2018 e foi arquivada em: Sem categoria.