Saltar os Menus

Notícias

12 de Abril de 2012

Exposição: Sabedoria do Silêncio: Hermetismo e Rosacruz no Pensamento Humanista Ocidental

Exposição temática na sala de exposições da Torre do Tombo

13 de abril a 31 de agosto

Hermetismo e Rosacruz no Pensamento Humanista Ocidental é o tema da exposição que irá estar patente ao público, na sala de exposições do Arquivo Nacional da Torre do Tombo, a partir de dia 13 de Abril, sexta-feira. Na inauguração, pelas 18h30, decorre uma apresentação seguida de colóquio por investigadores de Portugal e Espanha.

Cartaz Exposição Sabedoria do Silêncio Hermetismo e Rosacruz (50)

É consensual que as ideias do Hermetismo da Antiguidade, recuperado no Renascimento junto com Platão, tiveram profunda influência na arte, na ciência e na filosofia do Iluminismo e indiretamente na modernidade. O século XVII conheceu um impulso de renovação profunda em todas as áreas da sociedade, que foi sintetizado nos Manifestos Rosacruzes, de autoria de sábios e eruditos europeus conhecidos, que inspiraram diversos movimentos até à atualidade.

A exposição, patente na Torre do Tombo até final de Agosto, pretende apresentar uma síntese de textos, imagens e documentos capazes de proporcionar a quem se aproxima deste tema pela primeira vez, a descoberta de uma grande riqueza filosófica e simbólica. Por outro lado, a exposição pretende proporcionar elementos suficientes para quem quiser investigar mais profundamente esta corrente de pensamento que une liberdade e responsabilidade, na busca do objetivo e fim último do Homem.

O evento, organizado pela Fundação Rosacruz em colaboração com a Direção-Geral de Arquivos no âmbito de um protocolo de colaboração científica com a Universidade Lusófona, pretende ser acessível sem perder o rigor e a qualidade.

Esta notícia foi publicada em 12 de Abril de 2012 e foi arquivada em: Exposições, Geral.