Decorreu no dia 11 de Julho de 2012, na DGARQ, uma sessão de divulgação dos trabalhos em curso para estender a MEF ao universo da Administração Local e, simultaneamente, elaborar um plano de classificação conforme à MEF e respetiva tabela de seleção, a aplicar no mesmo universo.
A sessão teve como principais objetivos:
• Divulgar a MEF às autarquias locais;
• Divulgar o projeto de plano de classificação para as autarquias locais (produto a disponibilizar no final de Julho, para discussão);
• Apresentar o grupo de arquivistas da Administração Local que tomou a iniciativa de desencadear este processo;
• Convidar todos os arquivistas de autarquias a aderirem ao processo participando ativamente na crítica e melhoria tanto da MEF v.1 como do projeto de plano de classificação.
O programa de trabalhos foi o seguinte:
• Abertura – Silvestre Lacerda
• A MEF no contexto das políticas e programas de interoperabilidade da Administração Pública – Pedro Penteado
• A Macroestrutura Funcional – Alexandra Lourenço e Cecília Henriques
• O modelo conceptual e metodologia para a construção do plano de classificação – Carlos Guardado da Silva
• Projeto do plano de classificação: desenvolvimento e expetativas – Daniel de Melo, Helena Neves e Natália Antónia
• Debate
Novas sessões de divulgação e debate serão anunciadas, entre outros, na nossa página de Notícias.
Remeta os seus contributos sobre a versão 0.1 do Plano de Classificação para a Administração Local até 30 de setembro para mefautarquias@gmail.com