Sempre que o estado de degradação/grau de risco justifique uma intervenção de conservação e/ou restauro, esta deverá ser realizada por um técnico especializado na área ou com formação adequada e supervisão.
Conservação e Restauro
- Índice de Degradação: 3 – Instável
- Grau de Risco: 3 – Significativo
Corpo do Livro:
- Consolidação pontual com tissue, isolando a restante parte do corpo de texto e providenciando uma base plana e rígida (ex. chapa de zinco 1-2 mm);
- Utilização de adesivos à base de éteres de celulose (ex. tylose MH300) ou de amido de trigo (papel) ou arroz (pergaminho).
Encadernação:
- Consolidação e/ou reforço de cantos utilizando uma mistura de amido e EVAcom;
- Consolidação de coberturas com Klucel G (aplicação pontual com pincel sobre fissuras)
- Reforço de lombada na área de cabeça e pé com papel japonês sob a pele original.
- Protecção de coberturas em pele e acondicionamento em caixa própria
Os procedimentos apresentados são exemplificativos. Toda a intervenção de conservação e restauro é considerada particular e deve ser adaptada às situações reais.
Conservação e Restauro
- Índice de Degradação: 4 – Mau
- Grau de Risco: 4 – Elevado
Corpo:
- Eventual desmantelamento do livro acompanhado de colação registo fotográfico e recolha de elmentos codicológicos.
- Os fólios podem ser tratados individualmente tendo em conta a futura costura. O restauro dos festos não deve ser mais frágil que o material de suporte, mas também não deve contribuir para o aumento significativo da espessura do corpo de texto principalmente se for utilizada a mesma encadernação.
- O suporte de papel pode ser apenas reforçdo ou consolidado com tissue ou ser reintegrado com papéis compatíveis em tipo, tom e espessura.
- O suporte de pergaminho pode ser apenas reforçdo ou consolidado com colagénio ou ser reintegrado com pergaminho compatível em tipo, tom e espessura.
Encadernação:
- Eventual desmontagem da estrutura devidamente registada
- (Re)habilitação de elementos individualmente ou substituição dos mesmos quando estes se apresentam irrecuperáveis do ponto de vista funcional.
- Reforço ou restauro da cobertura com materiais compatíveis
- Reconstituição do códice com base nas suas características primitivas ou adaptando a tipologia adquirida ao longo da sua história.
- Protecção de cobertura e acondicionamento em caixa própria
Os procedimentos apresentados são exemplificativos. Toda a intervenção de conservação e restauro é considerada particular e deve ser adaptada às situações reais.
« Página Anterior | Página Seguinte »
Última Actualização: 31 de Outubro de 2008