Celebração do Dia / Semana Internacional dos Arquivos
O Dia Internacional dos Arquivos foi instituído pela Assembleia Geral do CIA – Conselho Internacional de Arquivos, realizada no Québec, em Novembro de 2007. Foi escolhida esta data, por ter sido precisamente a 9 de Junho de 1948, que a UNESCO criou o CIA – Conselho Internacional de Arquivos. O objetivo da criação de um Dia Internacional de Arquivos visa proporcionar condições para que, em todo o Mundo, se desenvolvam ações de promoção e divulgação da causa dos arquivos.
-
2024
Veja aqui o programa, as gravações e apresentações realizadas neste ano.
-
2023
Veja aqui o programa das celebrações neste ano.
-
2022
O Dia Internacional deste ano foi assinalado por um conjunto de comunicações dedicadas ao tema “Registos de Memória e Experiências de Trabalho no Arquivo Nacional da Torre do Tombo”. Pode assistir aqui ao vídeo desta apresentações, com os tempos individuais de cada uma delas.
-
2021
Neste ano foi dado destaque a um projeto, pioneiro em Portugal, de digitalização e preservação de informação clínica. Aceda aqui a uma notícia relativa a este empreendimento que foi apresentado publicamente no “Dia Internacional dos Arquivos”.
-
2020
Em período de pandemia o “Dia Internacional dos Arquivos” foi assinalado através de uma vista virtual, aberta a toda a comunidade, conduzida por Anabela Ribeiro, Rosa Azevedo e Maria Amaral.
-
2018
No Dia Internacional deste ano o lema foi “Arquivos: Governança, Memória e Património”, tendo a Direção-Geral do Livro, Arquivos e Bibliotecas – Arquivo Nacional da Torre do Tombo concentrado a comemoração desta data no trabalho desenvolvido no âmbito dos arquivos associativos promovendo, nas suas instalações, um evento conjunto com a Confederação Portuguesa das Coletividades de Cultura, Recreio e Desporto. O Programa incluiu o lançamento do livro “Edifícios de arquivo. Futuros para o passado” de Vítor Carvalho Araújo, da Editora Caleidoscópio.
Aceda aqui a uma notícia relativa à realização deste evento
-
2017
As comemorações do dia internacional dos Arquivos, em 2017, foram dedicados ao tema “ARQUIVOS, CIDADANIA E INTERCULTURALISMO“.
Aceda aqui ao programa
-
2016
Em 2016 celebrou-se esta efeméride com um programa de 3 dias nos quais se realizaram diversas iniciativas. Aceda aqui a alguns materiais produzidos por essa ocasião.
-
2015
O tema deste ano foi “Mais cidadania. Mais património” O Arquivo Nacional da Torre do Tombo assinalou esta data realçando o ato de cidadania materializado na doação e depósito de documentos particulares ou de família que contribuem para a valorização do património nacional.
-
2014
“Conservar a memória para fruir o futuro” serviu de mote à comemoração deste ano. Aqui ficam os suportes de algumas das apresentações feitas durante este evento:
– Da avaliação ao acesso – O Ciclo PDCA aplicado aos documentos gráficos
– APEx – Portal Português de Arquivos
-
2013
A “Declaração universal sobre os arquivos” foi o tema abordado através de uma conversa pública com Maria José Morais da Comissão Nacional da Unesco, Henrique Leitão da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e Silvestre Lacerda da DGLAB.
-
2012
Para celebrar este dia realizou-se uma Conversa Públicas entre o sr. Procurador-Geral Adjunto, António Cluny e o Diretor-Geral da ex-DGARQ, Silvestre Lacerda. Esta sessão teve, como principal objetivo, refletir a partir da declaração universal sobre os arquivos, relativamente à atual conjuntura em termos de memória, transparência, modernização administrativa, … pensamento estratégico
-
2011
Em 2011 este dia foi assinalado com um convite ao público para vir conhecer o Arquivo Nacional da Torre do Tombo
-
2010
Neste ano as celebrações centraram-se em dois momentos:
1. Conhecer o Arquivo Nacional Torre do Tombo. Esta iniciativa assentou numa mostra documental e visitas guiadas à Divisão de Conservação e Restauro, Núcleo de Transferência de Suportes, Data-Center e Área Pública.
2. Workshop Portal Português de Arquivos (PPA)
Do programa desta acção constou a apresentação oficial do PPA enquadrado na Rede Portuguesa de Arquivos as experiências da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto e do Arquivo Municipal da Câmara Municipal de Constância, enquanto aderentes destes recursos e ainda um debate de encerramento.
-
2009
A DGARQ, atualmente DGLAB, iniciou, neste ano, as celebrações deste dia pretendendo chamar a atenção de todos os cidadãos para a enorme responsabilidade da preservação da memória e dos novos desafios que se associam ao uso de meios de informação/prova, cada vez mais voláteis, com que a nossa sociedade se vê hoje confrontada.
Assim, entre outras iniciativas, realizou-se um conjunto de conversas públicas com alguns protagonistas, privilegiando a exploração de variados pontos de vista na abordagem desta temática:
A preservação digital e a assinatura digital Rui Maurício (Responsável pela implementação do centro de formação da Ordem dos Advogados) e Ana Rodrigues (Assessora da ex-DGARQ) |
A preservação digital e a tecnologia José Gonzalez (Architect Manager da Sun Microsystems Portugal) e Francisco Barbedo (Subdiretor-Geral da ex-DGARQ) |
A preservação digital e a memória enquanto património Pacheco Pereira (professor universitário e investigador) e Silvestre Lacerda (Diretor-Geral da ex-DGARQ) |
A preservação digital e a administração pública Miguel Oliveira (Gestor de projeto START do Instituto de Segurança Social) e Cecília Henriques (Assessora da ex-DGARQ) |