Saltar os Menus

RODA – Repositório de Objetos Digitais Autênticos

O RODA é o arquivo nacional digital. Através deste sistema complexo a Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas terá capacidade de incorporar documentos eletrónicos de forma controlada assegurando a sua gesta ao longo do tempo e a sua acessibilização aos utilizadores.

Um documento digital ou eletrónico é informação produzida originalmente em formato digital, formato esse em que é processada e mantida ao longo do seu ciclo de vida. A Administração Pública e todas as organizações dependem de forma irreversível de informação produzida informaticamente. No entanto, apesar de haver um crescimento tecnológico explosivo, não existem de uma forma geral preocupações pela preservação a longo prazo dessa informação que hoje é produzida.

A DGLAB no exercício das suas competências, na área Arquivos, pretende dar respostas a esse desafio. Para esse efeito o RODA um dos vetores de desenvolvimento estratégico na medida em que dá resposta efetiva a necessidades de depósito e gestão de informação eletrónica. Ler mais…

Este projeto foi desenvolvido pela DGLAB (então Direção-Geral de Arquivos) contando com a colaboração informática da Universidade do Minho. A estratégia seguida foi o desenvolvimento progressivo de funcionalidades básicas e sólidas e ir progressivamente aumentando estas funcionalidades de forma a receber maiores tipologias de objetos digitais e futuramente, dar resposta e apoio direto a organizações que possuam objetos digitais mas não disponham de recursos especializados nesta área.

O RODA foi construído tendo como base o OAIS (Open Archival Information System) e documentos técnicos produzidos no âmbito do projeto Interpares 2. A base do repositório RODA assenta na plataforma FEDORA.

São utilizados vários esquemas de metainformação nomeadamente o EAD (Encoded Archival Description), PREMIS (PREservation Metadata: Implementation Strategies), METS (Metadata Encoding and Transmission Standard), Z39.87.

O RODA irá ser articulado com a Rede Portuguesa de Arquivos (RPA) e pretendemos que a disponibilização de conversores venha a ser um serviço oferecido no contexto da RPA.

Neste momento o RODA suporta a integração de bases de dados relacionais, texto estruturado, imagens fixas e som.

Pormenores técnicos sobre o desenvolvimento do RODA – Repositório de Objetos Digitais.

 

Última Actualização: 3 de Janeiro de 2018