Projeto Harmonização de classes de 3º nível em planos de classificação conformes à MEF
O projeto “Harmonização de classes de 3º nível em planos de classificação conformes à MEF” (link para página MEF) resulta da necessidade de concretizar as funções/subfunções executadas pela Administração Publica, de modo a possibilitar a construção de planos de classificação a partir de uma base comum que garanta um maior grau de interoperabilidade semântica entre os organismos.
Implicou a identificação e harmonização da representação dos processos de negócio (PN’s), enquanto classes de 3º nível, numa perspetiva suprainstitucional.
Presume uma interpretação unívoca do que a Administração faz, independentemente da natureza da participação de cada entidade, num qualquer processo de negócio, ou das motivações específicas de cada organismo participante.
Considerou-se como Processo de Negócio a “Sucessão ordenada de atividades interligadas, desempenhadas para atingir um resultado definido (produto ou serviço), no âmbito de uma função”.
Como referido o PN é representado na LC como uma classe de 3º nível. Depende hierarquicamente de uma subfunção MEF (classe de 2º nível). Não existe como produto isolado, decorrendo da execução de determinada função da Administração.
Para colmatar as dificuldades resultantes da identificação dos PN’s foi desenvolvida uma metodologia intermédia de subdivisão lógica: um mapa conceptual (não visível na Lista Consolidada) que explana e fundamenta o raciocínio seguido, permitindo perceber como se chegou à identificação das instâncias de 3º nível.
Com esta metodologia pretendeu-se:
- Minimizar a subjetividade resultante da maior ou menor proximidade/conhecimento do negócio;
- Auxiliar o desenvolvimento concertado da granularidade dos 3ºs níveis (evitando que figurem em simultâneo, no âmbito de uma ramificação conceptual, processos genéricos e processos específicos, i.e., um representando o todo, outro uma das partes do todo, sobrepondo-se);
- Assegurar o crescimento harmonizado de uma lista consolidada dos processos de negócio;
- Criar uma base para a codificação das classes de 3º nível.
Como resultado do projeto de “Harmonização de classes de 3º nível” foi publicada a Lista Consolidada dos processos de negócio executados pela AP”, posteriormente completada por um novo projeto relativo à avaliação, de que originou a Lista Consolidada para a classificação e avaliação da informação pública.
Para saber mais
Macroestrutura funcional
Lista Consolidada
Projeto “Avaliação Suprainstitucional da Informação Arquivística – ASIA”
Mapas conceptuais
Consulte a Ficha Técnica FT2 “O que é a Lista Consolidada”
Consulte o documento metodológico: