Saltar os Menus

Lista Consolidada

A  Lista Consolidada para a classificação e avaliação da informação pública (LC) é uma estrutura hierárquica de classes que representam as funções, subfunções e processos de negócio executados pela Administração Pública, contemplando a sua descrição e avaliação.

Pretende servir de referencial ao desenvolvimento de instrumentos organizacionais ou pluriorganizacionias para a classificação e avaliação da informação pública (Plano de classificação e Tabela de seleção).

A LC tem uma natureza incremental. É coordenada pela DGLAB, a quem compete aprovar a integração de classes representando processos de negócio (PN) ainda não identificados, atribuindo de forma centralizada os códigos de classificação, como garante da identificação unívoca dos mesmos e como base para a interoperabilidade semântica.

Com a disponibilização da LC a DGLAB pretende a:

 

ESTRUTURA DA LISTA CONSOLIDADA

A estrutura hierárquica da LC contempla classes de:

Para colmatar as dificuldades resultantes da identificação dos PN’s foi desenvolvida uma metodologia intermédia de subdivisão lógica: um mapa conceptual (não visível na Lista Consolidada) que explana e fundamenta o raciocínio seguido, permitindo perceber como se chegou à identificação das instâncias de 3º nível.

Os mapas conceptuais encontram-se disponíveis aqui

 

COMO SE CHEGOU À LISTA CONSOLIDADA

A LC é o culminar de um caminho que aglutina vários projetos:

Estes projetos foram desenvolvidos de forma colaborativa por um elevado conjunto de entidades da Administração Central e Local.

Para saber mais:
Projeto MEF
Projeto “Harmonização de classes de 3º nível em planos de classificação conformes à MEF” (link para a página do projeto Harmonização)
Projeto “Avaliação Suprainstitucional da Informação Arquivística – ASIA”
Mapas conceptuais
Consulte a Ficha Técnica FT2 “O que é a Lista Consolidada”

Consulte os documentos metodológicos:

Última Actualização: 29 de Agosto de 2017