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PROJETO DE SALVAGUARDA DOS ARQUIVOS DAS ASSOCIAÇÕES DE CULTURA, RECREIO E DESPORTO

 

APRESENTAÇÃO GERAL

A Direcção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB) levou a efeito, em 2016, o “Projeto de salvaguarda dos arquivos das associações de cultura, recreio e desporto”.

O Projeto teve como objetivos:

1) Proceder a um diagnóstico de situação dos arquivos das entidades associativas de cultura, recreio e desporto;

2) Definir uma estratégia de salvaguarda e valorização de património arquivístico destas entidades.

O Projeto contou com a colaboração da Confederação Portuguesa das Coletividades de Cultura, Recreio e Desporto (CPCCRD), de 14 câmaras municipais do Distrito de Faro e da Rede de Arquivos do Algarve (RAALG). Inclui ainda o apoio do Arquivo Distrital de Braga e do Arquivo da Universidade de Coimbra.

 

DIAGNÓSTICO E QUESTIONÁRIO

O Diagnostico realizado no âmbito do Projeto assentou nos resultados de um Questionário sobre a situação dos arquivos das entidades associativas de cultura, recreio e desporto, que a DGLAB levou a efeito entre 7 de março e 16 de maio de 2016.

O Questionário desenvolveu-se a dois níveis:

  1. Nível nacional – destinado às associações filiadas na Confederação Portuguesa das Coletividades de Cultura, Recreio e Desporto (CPCCRD), criadas antes de 25 de abril  de 1974. Abrangeu 25% da totalidade das associações mais antigas existentes em Portugal continental, independentemente do distrito a que pertencem (veja aqui a Lista 1 das entidades respondentes).
  2. Nível distrital – aplicado apenas ao Distrito de Faro e destinado a todas as associações criadas antes de 25 de abril de 1974 que foram identificadas pelas câmaras municipais que colaboraram com a DGLAB nesta iniciativa (veja aqui a Lista 2 das entidades respondentes).

O Questionário pretendeu proceder ao mapeamento dos arquivos das associações, identificando os conjuntos documentais existentes, o seu contexto e datas de produção, a sua dimensão e suportes predominantes, estado de tratamento, bem como as condições de instalação e conservação da documentação. Pretendeu, ainda, identificar eventuais situações de risco de perda de património e outras situações relevantes para a fase que se seguiu, onde se procedeu à definição de uma estratégia para a salvaguarda e a valorização do património arquivístico destas entidades.

O Questionário foi preenchido através da internet, acedendo à plataforma Survey Monkey, através do seguinte link: https://pt.surveymonkey.com/r/associacoes. A password de acesso foi divulgada através de ofício da DGLAB para as entidades convidadas a participar, também designadas por entidades respondentes.

Para apoio ao preenchimento, a DGLAB disponibilizou nesta página um conjunto de ficheiros em pdf:

1 – A matriz do Questionário, em PDF, destinada exclusivamente a apoiar a preparação da resposta a inserir na plataforma;

2 – O glossário dos termos técnicos de arquivo e outros igualmente relevantes que surgiam ao longo do Questionário.

3 – Um exemplo fictício do preenchimento do Questionário.

Realizaram-se as seguintes situações de apoio:

1. Para as associações filiadas na CPCCRD que não pertenciam ao distrito de Faro, em caso de necessidade, poderiam contactar o arquivo distrital da sua área geográfica por linha telefónica ou por correio eletrónico (veja aqui a Lista de contactos dos arquivos distritais). Para o Distrito de Lisboa poderiam ainda contactar os serviços centrais da DGLAB, no edifício da Torre do Tombo através do tel.: 2100372 ou por correio eletrónico dsan@dglab.gov.pt. Em ambas as situações poderiam as entidades marcar reunião de esclarecimento caso seja necessário, na sede do respetivo arquivo Distrital, ou na Torre do Tombo, no caso do Distrito de Lisboa.

2. As associações do Distrito de Faro mais antigas foram contactadas pela Câmara Municipal respetiva (veja aqui a Lista de contactos das câmaras municipais) para uma visita de ajuda ao preenchimento do Questionário (até 10 por concelho, indicadas na Lista 2 das entidades respondentes).

As restantes entidades, em caso de necessidade, poderiam contactar o Arquivo Distrital de Faro através do tel.: 289008800 ou por correio eletrónico mail@adfar.dglab.gov.pt . Em ambas as situações poderiam as entidades marcar reunião de esclarecimento caso necessário, na sede do referido Arquivo. Esteve previsto que duas destas últimas associações, selecionadas pelo Arquivo, fossem contactadas, para uma visita de ajuda ao preenchimento do Questionário.

Para conhecer a situação concreta destas associações, pode consultar aqui a Lista 2 das entidades respondentes.

 

SESSÕES DE APRESENTAÇÃO

Realizara-se as seguintes sessões de apresentação e de esclarecimento sobre o Projeto, principalmente sobre o Diagnóstico e o Questionário:

– Dia 7 de março de 2016 – 16h-18h –Torre do Tombo – Lançamento nacional;

– Dia 9 de março de 2016 – 16h-18h – Club Farense;

– Dia 10 de março de 2016 – 16h-18h – Arquivo Distrital do Porto.

 

ETAPAS POSTERIORES DO PROJETO

Para conhecer as etapas do Projeto consulte aqui o ficheiro de apresentação do mesmo, utilizado nas referidas sessões.

 

RESULTADOS DO PROJETO

O Relatório do Questionário, bem como o documento com a Proposta de estratégia elaborada de forma colaborativa com a participação de várias entidades municipais e associativas, encontram-se disponíveis.

O Projeto tem continuidade atualmente, estando prevista a publicação de outros resultados.

 

EQUIPA DE PROJETO E CONTACTOS

DGLAB – Direção de Serviços de Arquivística e Normalização

Pedro Penteado (coord.), Catarina Guimarães, Maria José Fidalgo. Apoio administrativo: Lurdes Almeida.

Contactos: pelo tel. 210037221 ou por correio eletrónico dsan@dglab.gov.pt .

Última Actualização: 3 de Junho de 2019