Saltar os Menus

Apresentação do produto

Apresentação do produto

O software DigitArq tem como objectivo a simplificação e optimização do trabalho num Arquivo Definitivo

Este software é constituído por 5 módulos funcionais que procuram ir ao encontro das necessidades de um profissional de arquivo. Entre estas encontram-se a descrição arquivística, gestão de projetos de digitalização, publicação Web e a navegação e pesquisa.
Este software encontra-se enquadrado com a visão orientadora de um Governo Electrónico e de uma Sociedade da Informação, onde cada vez mais as atividades e os processos de negócio dos organismos públicos são suportados por mecanismos electrónicos que agilizam e asseguram um serviço mais rápido, completo e transparente para o cidadão.
Em 2004, o projeto DigitArq foi galardoado com o prémio Fernandes Costa, atribuído pela Agência para a Sociedade do Conhecimento, por ter sido considerado o trabalho que melhor respondeu à “inovação e contributo para o desenvolvimento da Sociedade da Informação” em Portugal.
A solução assenta em três normas internacionais:

As duas primeiras, harmonizadas desde a publicação da versão 2002 do EAD, destinam-se a suportar o processo de descrição arquivística. A terceira destina-se a apoiar integração deste software com portais agregadores de conteúdos, e.g. Europeana, Driver, Portal Português de Arquivos, entre outros.
Segue-se uma breve descrição dos vários módulos que compõem o software DigitArq.

Módulo de Core Services

Este módulo disponibiliza uma API de desenvolvimento baseada em Web Services, permitindo realizar todas as funções do DigitArq de uma forma programática. Entre estas encontram-se a pesquisa, criação ou modificação de registos de descrição, ações de conservação e restauro, projetos de incorporação de representações digitais, ações de preservação, associação entre registos de descrição e representações e/ou ficheiros, criação de vocabulários controlados, etc.. Os serviços permitem também a gestão de utilizadores, geração de relatórios, modificação de configurações, etc.

Módulo de Backoffice

O módulo de BackOffice permite a produção de registos de descrição, segundo a norma <acronym title=”g”>ISAD</acronym>, e implementa funcionalidades avançadas como gestão automática de códigos de referência, controlo de qualidade das descrições, gestão simplificada do espaço físico, produção de relatórios em vários formatos (e.g. Word, Excel, texto e PDF), importação/exportação de auxiliares de pesquisa em EAD e outros formatos, funcionalidades de pesquisa avançada, suporte para fundos de grandes dimensões, conservação e restauro de documentos.
Gere projetos de digitalização e incorporação de documentação digital. Permite a estruturação hierárquica de representações digitais e ficheiros, geração automática de metainformação técnica e de preservação, geração de derivadas e miniaturas para disseminação na Web, gestão de localização física de ficheiros, etc. Inclui visualizadores e extractores automáticos de metainformação técnica para um grande número de formatos digitais, como PDF, MS Word, TIFF, PNG e JPEG.

Auxilia a associação de documentos digitais à sua descrição para posterior localização e publicação na Web. A associação é realizada de forma semi-automática, através de ecrã bipartido, ou totalmente automática bastando, para isso, que tenham sido adoptadas regras de nomenclatura para o nome dos ficheiros.

Módulo de Administração

O módulo de administração é responsável pela configuração geral da plataforma DigitArq. Este módulo gere o registo de utilizadores e das respectivas permissões e permite definir que operações estão disponíveis a cada colaborador.
O módulo suporta ainda a geração de estatísticas sobre o estado atual do arquivo, tais como, espaço físico ocupado, número de fundos descritos, número de fundos não publicados, nível de completude de cada fundo, número de registos por nível de descrição, etc. O módulo permite também a produção de estatísticas de produtividade por colaborador.

Neste módulo podem ainda ser geridos vocabulários controlados, configurações gerais associados aos restantes módulos e a criação de perfis de incorporação digital.

Módulo de Frontoffice

Módulo responsável por estabelecer a ponte entre o arquivo e o utente. Este módulo disponibiliza, através da Internet, serviços de descoberta e localização de documentos de arquivo. Compreende três tipos de pesquisa: pesquisa simples, pesquisa avançada e navegação na lista de fundos (catálogo). A pesquisa é sempre realizada sobre a metainformação descritiva, permitindo ao utente navegar através de todos os registos de um fundo.
Este módulo permite ainda a visualização e navegação nas representações digitais associadas aos registos descritivos.

Módulo OAI-PMH

Módulo que permite exportar registos através do protocolo OAI-PMH. Este protocolo é utilizado por agregadores de metainformação como o Portal Português de Arquivos ou o projeto Europeana.
O Portal Português de Arquivos é uma iniciativa da Direcção-Geral de Arquivos que visa a criação de um portal de pesquisa sobre toda a informação de arquivo custodiada em território nacional. As entidades detentoras que desejarem aderir à rede de arquivos preconizada pelo Portal Português de Arquivos deverão possuir software compatível com as diretrizes definidas no âmbito do projeto. O DigitArq é 100% compatível com essas diretrizes. Adicionalmente o Portal Português de Arquivos serve a Europeana, um portal de acesso à produção histórica e cultural da comunidade europeia.

 

Última Actualização: 20 de Julho de 2015