A DGLAB e o ANTT tem colaboração, de direito e permanente, nas seguintes instâncias internacionais:
- CIA – Conselho Internacional de Arquivos. Organização profissional dedicada à promoção arquivística, a preservar e divulgar o património mundial dos arquivos.
- EBNA – European Board of National Archivists. Tem como objetivo a troca de experiências e de conhecimentos entre os Arquivos Nacionais dos países da União Europeia.
- ALA – Associação Latino-Americana de Arquivos (ramo regional do CIA). Tem como objectivo a troca de experiências e conhecimentos entre países com tradição arquivística ibero-americana, envolvendo todos os países da América Latina, Portugal e Espanha .
- EAG – European Archives Group. Grupos de peritos em matéria de arquivos, junto da União Europeia.
- UNESCO – Comissão Nacional da UNESCO – Conselho Consultivo, para o qual foi eleito, como representante da Secção Portuguesa do Conselho Internacional de Arquivos.
- COLUSO – Comissão Bilateral Luso-Brasileira para a Salvaguarda e Divulgação do Património Documental tem como objetivo fundamental a coordenação dos Projetos Resgate (por parte do Brasil) e Reencontro (por parte de Portugal). Estes projetos têm-se pautado pela identificação e transferência de suportes de milhares de documentos que fazem parte do Património Arquivístico Comum de acordo com a classificação da UNESCO.
- Fórum dos Arquivos de Língua Portuguesa – tem como objetivo promover a cooperação dos Arquivos dos países de língua portuguesa. Esta cooperação tem-se pautado essencialmente na área da formação, mas também na partilha do Património Arquivístico Comum.
- FLAD – Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento realiza e patrocina ações de promoção da Cultura Portuguesa nos Estados Unidos da América, enquadradas no objetivo de estabelecer e intensificar o intercâmbio cultural e científico entre Portugal e aquele país. A Direção-Geral de Arquivos (DGARQ) e a FLAD, interessadas em incentivar a cooperação científica e cultural, instituíram conjuntamente um programa de bolsas de estudo, destinado a investigadores provenientes dos Estados Unidos da América que se proponham desenvolver projetos de investigação no âmbito da arquivística, da história, das ciências sociais ou da língua e cultura portuguesas, com base nos fundos e coleções do Arquivo Nacional da Torre do Tombo. O programa de bolsas de estudo é divulgado anualmente.
- ADAI – Apoio e Desenvolvimento aos Arquivos Ibero-Americanos. Portugal, através da DGARQ, é membro do ADAI, o que permite aos arquivos portugueses poderem apresentar candidatura ao referido Programa, desde que, envolva documentação relacionada com a Ibero-América.
Última Actualização: 15 de Novembro de 2013