A DGLAB coordena dois Arquivos Nacionais: O Arquivo Nacional da Torre do Tombo; o Centro Português de Fotografia – 16 Arquivos Distritais e o Arquivo Histórico Ultramarino.
Esta complexa estrutura organizativa é gerida de forma a entre outras coisas proporcionar o tratamento técnico de documentos e disponibilizar essa informação para o cidadão.
Mantemos programas intensivos de digitalização de forma a produzir imagens dos documentos que são disponibilizadas na internet.
O portal de arquivos enquanto ponto de acesso único aos documentos de arquivo portugueses é um serviço prestado no âmbito da rede portuguesa de arquivos.
O ficheiro nacional de autoridades arquivísticas oferece um excelente ponto de partida para encontrar produtores e detentores de documentação. Trata-se igualmente de um serviço disponibilizado na rede portuguesa de arquivos
Além disso oferecemos através dos nossos serviços centrais e dos arquivos dependentes a possibilidade de apoio na pesquisa e referência ao utilizador, certificação de documentos.
Pretendemos incrementar a acessibilização de informação contida nos documentos que custodiamos de forma a assegurar a disponibilização da mesma ao cidadão tanto para efeitos de concretização pessoal e profissional, como também para incrementar a participação democrática, a cidadania e a transparência administrativa.