Saltar os Menus

A descrição tem por objetivo identificar e explicitar o contexto e conteúdo dos materiais de arquivo, com vista a facilitar a sua inteligibilidade e acessibilidade. A produção de descrições normalizadas é, por seu turno, condição para o estabelecimento de um sistema nacional de informação de arquivo, que se quer também integrado a nível internacional.

A DGLAB, área arquivos, segue de perto a atividade de normalização do Conselho Internacional de Arquivos, nomeadamente do seu Comité de Normalização.

O Comité de Normas de Descrição adotou e recomenda a todos os detentores de arquivos públicos e privados, a adoção das normas e orientações a seguir referidas:

A DGLAB, área arquivos, desenvolveu um conjunto de Orientações para a Descrição Arquivística. Trata-se de um documento pormenorizado com normas e boas práticas para a produção de descrições arquivísticas concordantes com os propósitos da ISAD (G) e da ISAAR (CPF).

Dentro da produção de documentos normativos a A DGLAB, área arquivos, produziu ainda um documento que propõe a representação normalizada de códigos de freguesias e municípios.

Foi ainda traduzido o documento do Conselho Internacional de Arquivos referente aos arquivos das organizações não governamentais.

Na orgânica interna da DGLAB a unidade orgânica responsável pela manutenção destes documentos é a Direção de Serviços de Arquivística e Normalização, pelo que qualquer esclarecimento sobre o conteúdo ou aplicação destas normas poderá ser dirigido a arquivos@dglab.gov.pt.

Última Actualização: 15 de Novembro de 2013