Saltar os Menus

CPLP: património comum

A divulgação do património arquivístico comum com os países da CPLP é um objetivo estratégico da Direção Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas  (DGLAB) que se insere na afirmação da importância da Língua Portuguesa como instrumento de identidade de Portugal no mundo.

O trabalho que agora se inicia pretende tornar acessível a todos os utilizadores interessados, através da ligação às bases de dados em linha geridas pela DGLAB de um valioso e diversificado património arquivístico e fotográfico, fonte de informação e do conhecimento sobre um longo passado comum e um instrumento do saber capaz de ajudar a traçar novos caminhos para o futuro da Comunidade dos Países Lusófonos.

Este trabalho é dirigido a todos os interessados e especialmente a professores e alunos, organismos e associações, públicas ou privadas, que trabalham no âmbito da Lusofonia.

Através de vários pontos de acesso (datas de produção, título, código de referência, cota, URL do documento) o utilizador pode aceder à representação digital dos documentos ou apenas aos dados de referência disponíveis nas bases de dados.

Indicamos igualmente o URL do Fundo Documental de que o documento é parte integrante, chamando assim a atenção para outros documentos do mesmo Fundo igualmente pertinentes para a investigação. A diversidade aqui apresentada pretende sublinhar as potencialidades de uma pesquisa abrangente realizada através da pluralidade de Fundos Documentais à guarda dos Arquivos.

Caso pretenda a digitalização de documentos pode solicitá-la através do nosso serviço online:

Formulário – Reprodução de Documentos

 

Angola
Fundos e documentos
Personalidades

Brasil
Fundos e documentos
Personalidades

Cabo Verde
Fundos e documentos
Personalidades

Guiné Bissau
Fundos e documentos
Personalidades

Moçambique
Fundos e documentos
Personalidades

São Tomé e Príncipe
Fundos e documentos
Personalidades

Timor Leste
Fundos e documentos
Personalidades

 

Comentários e sugestões:

servico.educativo@dglab.gov.pt

Última Actualização: 21 de Fevereiro de 2018