Saltar os Menus

Nesta área, a produção de normas e orientações é particularmente importante dados os poucos recursos informativos existentes em português e adaptados à realidade nacional. Pretende-se a qualificação dos sistemas de arquivo das organizações através da melhoria dos processos de gestão documental. A perspetiva da DGLAB nesta área é integradora considerando-se que não deve haver distinção na gestão de documentos eletrónicos e convencionais. Nessa medida os documentos editados articulam as duas realidades.

No âmbito do programa SIADE que decorreu entre 1997 e 2002 foram produzidos dois documentos técnicos:

Foi traduzido o Estudo 16 do Conselho Internacional de Arquivos, sobre documentos de arquivo eletrónicos: manual para arquivistas.

Foi produzida uma tabela de seleção relativa às funções transversais na AP.

Foi produzido um documento de orientações específicas relativas ao processo de mudança decorrente do PRACE (2006). Dentro deste projeto foi produzida uma comunicação apresentada em evento dedicado a esta problemática. Em 2012, foi produzida uma 2ª versão, atualizada, deste documento, para apoiar os organismos envolvidos nos processos de extinção, fusão e reestruturação gerados pelo PREMAC.

Foi produzido um guia para a elaboração de cadernos de encargos e avaliação de software de sistemas eletrónicos de gestão de arquivos.

Foi traduzida a Norma ISO 15489 sobre gestão de documentos a qual foi transposta para o Sistema Nacional de Qualidade enquanto NP 4438 partes 1 e 2  e encontra-se à venda no Instituto Português da Qualidade.

A DGLAB apoia e suporta implementação de sistemas de gestão de arquivos baseados na NP 4438 e MOREQ 2010.

Última Actualização: 17 de Fevereiro de 2014