Saltar os Menus

Questionário sobre os arquivos de organismos extintos – 2020

O Questionário sobre os arquivos de organismos extintos que se encontram à guarda ou responsabilidade da Administração Central do Estado (ACE), das Instituições de Ensino Superior (IES) e da Administração Local (AL) foi realizado pela Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB).

Este Questionário tinha como principais objetivos:

1) Conhecer o modo como as entidades da ACE, IES e AL efetuam a gestão dos arquivos de organismos extintos que se encontram à sua guarda ou sob a sua responsabilidade;

2) Caracterizar o tratamento efetuado nos referidos arquivos, bem como as suas condições de disponibilização ao público;

3) Recolher dados que suportem as necessidades de informação do organismo de coordenação do sistema arquivístico nacional.

O Questionário era composto por 2 Módulos:

. Módulo A – Geral – Dados gerais da situação dos arquivos de organismos extintos custodiados ou sob a responsabilidade das entidades respondentes, disponível em https://pt.surveymonkey.com/r/arquivos_extintos_2020 .

. Módulo B – Específico – Dados detalhados sobre a situação de cada um dos arquivos de organismos extintos, ficheiro (folha de cálculo) que pode descarregar aqui, o qual deve, após o seu preenchimento e o encerramento do Módulo A, ser enviado para dsan@dglab.gov.pt .

O Módulo A do Questionário esteve disponível até 30 de outubro de 2020, no link acima referido.

Para apoiar o preenchimento do Módulo A, a DGLAB disponibilizou uma versão pdf deste instrumento destinada a apoiar a preparação da resposta a inserir na plataforma disponível na Internet.

Foram ainda disponibilizados uma Lista das entidades não abrangidas pelo presente Questionário, um Glossário de termos utilizados e ficheiros com instruções e exemplos fictícios de respostas  Ajuda ao Módulo A e Ajuda ao Módulo B.

Para esclarecimento de qualquer dúvida podia ainda ser contactado o serviço de apoio da DGLAB através dos telefones 210037221 ou 210037321 ou do e-mail dsan@dglab.gov.pt.

 

 

Última Actualização: 4 de Junho de 2021