Saltar os Menus

Já está disponível para consulta pública através do RODA (Repositório de Objetos Digitais Autênticos) a informação referente ao Projeto de Inventariação dos Arquivos do extinto Ministério do Ultramar (MU), financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian e executado, numa primeira fase, entre janeiro de 2007 e março de 2008, em virtude da celebração de dois protocolos, um com o Ministério dos Negócios Estrangeiros e outro com o Ministério das Finanças assinados, respetivamente, em 25 de janeiro e 24 de julho de 2007.

A referida fase do projeto incidiu sobre a documentação do (MU) atualmente depositada no Instituto Português de Apoio ao Desenvolvimento (IPAD), no Arquivo Histórico Diplomático (AHD), na Direção-Geral do Tesouro e Finanças (DGTF) e na Direção-Geral da Administração e do Emprego Público (DGAEP). No âmbito do dito projeto, está igualmente previsto, numa segunda fase, inventariar a documentação do mesmo Ministério, atualmente depositada no Arquivo Histórico Ultramarino (AHU), em virtude de protocolo também celebrado com o então Ministério da Ciência Tecnologia e Ensino Superior. Atualmente o referido Arquivo depende do Ministério dos Negócios Estrangeiros. De acordo com contrato de doação celebrado, em 19 de janeiro de 2010, entre a Fundação Calouste Gulbenkian e a então Direção-Geral de Arquivos – hoje Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas-, a informação do mesmo Projeto foi ingerida no RODA , ficando acessível através do seu motor de pesquisa.
Para acesso ao catálogo e pesquisa no RODA, o utilizador interessado terá que efetuar registo prévio e na sequência definir uma password que valide a sua identificação no repositório. Para tal recomenda-se a consulta do menu AJUDA do RODA.

Para efeitos de navegação e pesquisa no projeto de Inventariação do ex-MU, exige-se a consulta prévia do Manual de apoio.

Para esclarecimentos adicionais e dúvidas, contacte:
Ana Maria Rodrigues
Telf: 217811500 ext. 7169
E-mail: ana.rodrigues@dglab.gov.pt
Horário: 11h30 – 12h30

Para conhecer as condições de acesso à documentação do antigo Ministério do Ultramar consulte os seguintes endereços electrónicos:

AHD – Arquivo Histórico Diplomático
http://idi.mne.pt/pt/oarquivo.htm
DGAEP – Direcção-Geral da Administração e do Emprego Público
http://www.dgap.gov.pt
DGTF – Direcção-Geral do Tesouro e Finanças
http://www.dgtf.pt
IPAD – Instituto Português de Apoio ao Desenvolvimento
http://www.ipad.mne.gov.pt

Gulbenkian bsafe holos
mfinancas Ministério dos negócios Estrangeiros Secretaria de Estado da Cultura

 

Última Actualização: 25 de Janeiro de 2018