Saltar os Menus
Projeto “digitalização de fontes locais sobre a guerra peninsular (1807-1814)”
Este Projeto da Câmara Municipal de Mafra (financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian) é resultado, em larga medida, de uma parceria com a Direção-Geral de Arquivos e com quatro Câmaras Municipais – Arruda dos Vinhos, Sobral de Monte AgraçoTorres Vedras e Vila Fanca de Xira. Dia 27 de Dezembro de 2012 foram divulgados os seus resultados, através do catálogo do Arquivo Municipal de Mafra, disponibilizando on-line a “Coleção de Fontes Locais das Linhas de Torres Vedras ”, constituída por 928 registos correspondentes a 42000 imagens de documentos sobre a Guerra Peninsular e as Linhas de Torres Vedras.
Disponível também no sítio oficial internet da “Rota Histórica das Linhas de Torres”.
Para mais informação
Inquisição de Lisboa
O projeto de digitalização da Inquisição de Lisboa é apoiado através da figura de mecenato, pela Rede Eléctrica Nacional (REN).
O processo de digitalização foi subcontratado pela DGLAB e iniciou-se no mês de setembro de 2008. O objetivo é a digitalização e disponibilização em linha de cerca de 19.000 processos e 800 livros da Inquisição de Lisboa.
Projeto terminado.
Leitura Nova
O objetivo é a digitalização e disponibilização desta coleção que teve início em 1504, com o fim de preservar os documentos cujo suporte estava demasiado danificado, ou cuja leitura já não era acessível.
Este projeto é desenvolvido com recursos internos e já foi iniciado.
Documentos em tamil
Digitalização de documentos escritos em idioma tamil em suporte de folha de palmeira.
Projeto assegurado por recursos internos.
Projeto em curso.
ID-ON (Instrumentos de descrição em linha)
Digitalização de índices, inventários e outros instrumentos de pesquisa existentes na sela de referência do Arquivo Nacional da Torre do Tombo e disponibilizá-los na internet de forma a aumentar as possibilidades de pesquisa à distância.
Projeto assegurado com recursos internos.
Projeto em curso.
Family Search
Digitalização de registos paroquiais e/ou outros documentos de interesse genealógico dos Arquivos dependentes da DGLAB. Projeto executado em parceria com a Family Search (ex Sociedade Geneológica do UTAH).
Aceda aqui ao protocolo.
Projeto em curso.
Corpus Portugaliae Fragmentorum (Fragmed)
Projeto da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra com o qual a DGLAB colabora. O objetivo é a identificação, descrição e digitalização de todos os fragmentos de documentos medievais.
Projeto terminado.

 

Última Actualização: 9 de Outubro de 2018