Saltar os Menus

DIAGNÓSTICO À SITUAÇÃO ARQUIVÍSTICA DO ESTADO

1. Informação sobre Questionário e instrumentos de apoio

Para a realização do Diagnóstico, inserido no âmbito da Medida 15 da Resolução do Conselho de Ministros (RCM) n.º 12/2012, de 7 de fevereiro, a Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB), em articulação com a Agência para a Modernização Administrativa (AMA), elaborou um questionário destinado às entidades da Administração Central do Estado, apresentado em Lisboa no dia 8 de maio (veja as comunicações no ponto 2).

O Questionário esteve disponível online até 13 de julho de 2012 e compunha-se de 2 módulos: A e B, ambos acessíveis através de plataformas específicas.

Para apoiar o preenchimento do Módulo A, a DGARQ disponibilizou uma Versão PDF deste instrumento destinado a apoiar a preparação da resposta, bem como um Glossário de termos utilizados e um ficheiro com instruções e exemplos de preenchimento: Ajuda do Módulo A.

Para apoiar a preparação da resposta ao Módulo B, nomeadamente os pontos a seguir referidos, as entidades respondentes dispunham dos seguintes ficheiros, consoante a explicação fornecida na sessão do dia 8 de maio:

Módulo_B_armazenamento_v1: Ponto 2
Módulo_B_produtores_v 1: Ponto 3
MóduloB_SEGA_SIE_v 1: Ponto 4

Para facilitar o preenchimento deste Módulo, podiam consultar vários instrumentos de apoio, como por exemplo um Glossário de termos utilizados e o ficheiro com instruções e exemplos de preenchimento: Ajuda do Módulo B.

Para conhecer os objetivos, o âmbito e outras informações complementares, podiam consultar a comunicação de Pedro Penteado (DGARQ) (v. ponto 2) no evento de dia 8 de maio de 2012, bem como as FAQ – Frequently Asked Questions/Perguntas mais frequentes sobre este projeto.

As entidades dispunham ainda de um tutorial em vídeo:

A DGLAB agradece a colaboração de todas as entidades que participaram nesta fase do Projeto, cujos resultados serão publicados ainda em 2012.

Se quiser saber mais sobre o Projeto ou efectuar algum comentário ou sugestão, pode fazê-lo para dsaat@dglab.gov.pt .

2. Comunicações da sessão de apresentação

Comunicações da sessão de apresentação do Questionário, dia 8 de maio, na DGLAB:

a) Comunicação de André Vasconcelos (AMA)

b) Comunicação de Pedro Penteado (DGLAB)

Última Actualização: 20 de Julho de 2015