Saltar os Menus
Causa Preservação Observações
Natureza dos materiais Controlo ambiental ajustado As condições ambientais devem ter em conta os materiais presentes evitando oscilações
Condições ambientais desadequadas Controlo ambiental ajustado; monitorização do ambiente. Desinfecção/desinfestação seguida de higienização A desinfecção/desinfestação devem ser realizadas por empresas que utilizem sistemas de vácuo, congelamento e anoxia
Acondicionamento e/ou armazenamento deficiente Acondicionamento e correcção de sistemas de armazenamento; Acomodação do corpo do livro Os grandes formatos devem ser colocados na horizontal. Fólios soltos devem ser acomodados ao corpo do livro
Falta de manutenção Limpeza por via seca; monitorização do ambiente; higienização periódica dos depósitos A limpeza retarda a maioria de processos de deterioração.
Manuseamento cumulativo ou negligente Sensibilização de leitores e funcionários; vigilância e apoio na sala de leitura, melhoria das condições de leitura Através de campanhas de sensibilização na sala de leitura e acções de formação a funcionários

Síntese descritiva das acções

Higienização e Limpeza por via seca

A realizar sobre suporte preparado para receber poeiras.
Os aspiradores só devem ser utilizados quando o livro não se apresenta fragmentado, evitando o risco de perda de material.A limpeza deve ser feita com trincha de pelo macio, começando pelas capas, pé e cabeça, seguindo-se a pincelagem folha a folha com especial atenção na linha da articulação onde se deposita maior sujidade.


Acomodação do corpo do livro

Fólios ou cadernos soltos e desajustados do corpo do livro devem ser devidamente acomodados ao volume de texto evitando a esfoliação de margens, rasgões e perda de material. Se as capas se apresentarem desarticuladas deve providenciar-se a sua fixação provisória com fita de nastro ou de poliester (melinex).


Acondicionamento e Armazenamento

O acondicionamento em caixa deve ser feito sempre que o livro apresente alguma instabilidade já que protege a sua forma evitando deformações e o estado fragilizado dos seus elementos estruturais e de protecção – costura e cobertura, respectivamente.
Os materiais de acondicionamento devem cumprir requisitos de conservação (estabilidade, compatibilidade,…) e o tipo de caixa deve sempre adaptar-se às características particulares das obras (dimensões, peso, presença de selos pendentes, ferragens,…).


Desinfestação

A realizar sempre que se detectem vestígios de ataque biológico efectivo. Por prevenção, deve proceder-se à desinfestação de obras contíguas no local de armazenamento e levar a cabo uma vigilância periódica nessa área do depósito.
Não introduzir na câmara de anoxia obras que incluam selo pendente pois a eventual presença de bolhas de ar no seu interior e a sua fragilidade levaria a prováveis fissuras pontuais ou mesmo fractura.


Desinfecção

Devido ao sistema de vácuo utilizado no processo de desinfecção por congelamento, deve ser atendido o grau de fragilidade dos materiais do livro pois o vácuo exerce uma pressão significativa sobre as superfícies; proteger sempre com duas placas de cartão (f. e v.).

« Página Anterior | Página Seguinte »

Última Actualização: 31 de Outubro de 2008