Saltar os Menus

Este estudo consiste no levantamento de dados que complementam a caracterização do objecto de intervenção, determinam algumas causas e fundamentam eventuais prioridades.


O edifício

Avaliar as condições estruturais do edifício, nomeadamente no espaço de depósito:

As causas externas de degradação devem ser minimizadas através da adequação do edifício à sua função de arquivo


Agentes de Deterioração

Reconhecer o efeito dos principais agentes de deterioração:

Uma vez identificadas as principais causas podem equacionar-se soluções mais coerentes e económicas


Patologias

Identificar as patologias mais comuns aos documentos

  1. Infestação
  2. Infecção
  3. Deformação
  4. Fragilidade de suportes
  5. Instabilidade de tintas
  6. Colapso de estruturas

As metodologias aplicadas podem resultar da programação de projectos específicos, de intervenção como por exemplo:

  1. Projecto de intervenção em encadernações
  2. Projecto de estabilização e consolidação de suportes
  3. Projecto de desinfestação e higienização sistemática
  4. Projecto de consolidação pontual para transferência de suporte
  5. Projecto de acondicionamento sistemático

Gestão de Prioridades

A política do arquivo deve ser definida com base no binómio Acesso-Controlo

Proceder em função de prioridades economiza tempo e recursos


Preservação Integrada

A articulação entre serviços é imprescindível para o reconhecimento de prioridades. Os dados relativos ao estado da documentação em depósitos podem ser comparados com o fluxo de documentação para consulta; a descrição arquivística pode servir para mapear o acervo quanto às características e estado geral da documentação:

Os recursos humanos devem estar integrados de forma transversal. Todos os funcionários são agentes de preservação e a gestão de prioridades pode ser optimizada através da troca de informação.

« Página Anterior | Página Seguinte »

Última Actualização: 31 de Outubro de 2008