Saltar os Menus

A DGLAB coordena dois Arquivos Nacionais: O Arquivo Nacional da Torre do Tombo;  o Centro Português de Fotografia16 Arquivos Distritais e o Arquivo Histórico Ultramarino.

Esta complexa estrutura organizativa é gerida de forma a entre outras coisas proporcionar o tratamento técnico de documentos e disponibilizar essa informação para o cidadão.

Mantemos programas intensivos de digitalização de forma a produzir imagens dos documentos que são disponibilizadas na internet.

O portal de arquivos enquanto ponto de acesso único aos documentos de arquivo portugueses é um  serviço prestado no âmbito da rede portuguesa de arquivos.

O ficheiro nacional de autoridades arquivísticas oferece um excelente ponto de partida para encontrar produtores e detentores de documentação. Trata-se igualmente de um serviço disponibilizado na rede portuguesa de arquivos

Além disso oferecemos através dos nossos serviços centrais e dos arquivos dependentes a possibilidade de apoio na pesquisa e referência ao utilizador, certificação de documentos.

Pretendemos incrementar a acessibilização de informação contida nos documentos que custodiamos de forma a assegurar a disponibilização da mesma ao cidadão tanto para efeitos de concretização pessoal e profissional, como também para incrementar a participação democrática, a cidadania e a transparência administrativa.

Última Actualização: 24 de Maio de 2018