Saltar os Menus

Notícias

21 de Março de 2016

Ações de divulgação: Consulta pública do Projeto ASIA – Avaliação Suprainstitucional da Informação Arquivística

No âmbito do processo de consulta pública do Projeto ASIA – Avaliação Suprainstitucional da Informação Arquivística irão decorrer sessões de esclarecimento / divulgação, de livre acesso, nos seguintes locais:
– Faro, Auditório da CCDR Algarve (Praça da Liberdade, 2) – Dia 7 de abril, 10h-13h
– Lisboa, Edifício da Torre do Tombo (Alameda da Universidade) – Dia 15 de abril, 10h-13h
– Porto, Arquivo Distrital (Rua das Taipas, 90) – Dia 18 de abril, 14h-17h
Programa:
1.    Objetivos do projeto ASIA
2.    Metodologia
3.    Esclarecimento e debate sobre os resultados

O Projeto ASIA – Avaliação Suprainstitucional da Informação Arquivística foi desenvolvido de forma colaborativa por um elevado conjunto de entidades da Administração Central e Local. Todavia, como nem todas as entidades públicas puderam participar no ASIA, decorrerá durante dois meses um período de audição pública (9 de março a 9 de maio), para acolhimento de sugestões de melhoria, complemento ou alteração. Os contributos devem ser enviados para dsan@dglab.gov.pt.
O Projeto ASIA enquadra-se na linha estratégica “Agenda dos Arquivos para a Modernização Administrativa”, na continuidade dos produtos desenvolvidos para a interoperabilidade semântica e para a construção de uma linguagem comum na Administração Pública (Metainformação para a Interoperabilidade – MIP, Macroestrutura Funcional – MEF e Lista consolidada de processos de negócio).
Este novo documento de trabalho identifica os prazos de conservação administrativa e o destino final da informação constante nos processos de negócio executados pela Administração Pública, tendo em vista a eliminação da informação supérflua e a adequada conservação da informação que garante direitos e deveres, bem como a memória e identidade, permitindo a implementação de boas práticas de gestão.
Com base neste instrumento as entidades da Administração Pública poderão de uma forma simplificada produzir as suas Portarias de Gestão de Documentos, dando corpo legal ao destino da informação arquivística.
Consulte os resultados do Projeto ASIA, o Documento metodológico de suporte e o Sumário executivo do Projeto.

Esta notícia foi publicada em 21 de Março de 2016 e foi arquivada em: Programas.