Saltar os Menus

Notícias

15 de Maio de 2013

Interrupção da aplicação DIGITARQ

De forma a tentarmos solucionar os problemas que têm vindo a afetar a aplicação DIGITARQ, iremos proceder amanhã (dia 16 de maio) entre as 12.30 e as 15.30 a operações de configuração e parametrização. Durante esse período de tempo a pesquisa estará inacessível.

Obrigado pela vossa cooperação

Esta notícia foi publicada em 15 de Maio de 2013 e foi arquivada em: Geral.

Comentários

  1. Ana Pires - 20 de Maio de 2013

    Durante anos consultei os Assentos Paroquiais através do site ETombo. A navegação dentro de cada livro era demorada, pois as páginas demoravam a abrir, em contrapartida o acesso, encontrar o livro que interessava era extremamente rápido e cómodo. Com o Archeevo é quase o inverso: chegados aos livros “folheiam-se” com uma facilidade espantosa, mas encontrar o livro é um susto, e, quase impossível nas freguesias urbanas. Faltam ÍNDICES!!!! e o vocabulário é tão técnico que uma simples geógrafa não o entende.
    Também custa a perceber porque é que faltam tantos livros…
    Agradecendo a atenção dispensada, recebam os
    Melhores cumprimentos
    De Ana Pires (Coimbra)

  2. admin - 22 de Maio de 2013

    Cara Ana,
    A sua mensagem denota informação confusa que importa esclarecer:
    1/ o Etombo não é nem nunca foi um site da responsabilidade da DGLAB e portanto não podemos ser responsabilizados (ou louvados) pelo bom ou mau serviço prestado por essa página eletrónica cujo domínio e gestão são inteiramente privados;
    2/ a aplicação utilizada pela DGLAB e arquivos dependentes é o digitarq e não o Archeevo;
    3/ Quanto aos “índices” – presumimos que se queira referir a inventários e catálogos – eles existem em abundância. Deverá pesquisar dentro do repositório do arquivo que detém os arquivos da área geográfica que lhe interessa. Por exemplo se pretender pesquisar paróquias do concelho de Bragança, deverá efetuar pesquisas no repositório do arquivo distrital de Bragança. Para encontrar os endereços de todos os arquivos dependentes da Direção Geral vá a http://dgarq.gov.pt/rede-portuguesa-de-arquivos/pesquisar-arquivos/catalogo/ . Sugerimos também que consulte o wiki do Digitarq em http://digitarq4.wikispaces.com/Pesquisa+WEB onde poderá encontrar algumas dicas sobre a melhor forma de procurar informação através da referida aplicação Digitarq.
    Esperamos ter sido úteis.

Comente esta notícia