Saltar os Menus

Notícias

25 de Setembro de 2012

Formação sobre “Desenvolvimento de planos de preservação digital: metodologia e prática”

A DGLAB irá promover, nos dias 5 a 9 de Novembro de 2012, uma ação de formação sobre “Desenvolvimento de planos de preservação digital: metodologia e prática”.
A ação de formação tem por destinatários empresas de consultoria que desejem incluir no seu portfólio o apoio a elaboração de planos de preservação digital baseados no documento “Recomendações para a produção de planos de preservação digital” da DGARQ, instituições públicas e privadas que estejam a implementar um PPD ou que desejem vir a desenvolver um PPD e Arquivistas e informáticos já envolvidos em processos de preservação de informação digital.
Encontram-se abertas as inscrições.
Para mais informações, aceda ao nosso sítio aqui.

Esta notícia foi publicada em 25 de Setembro de 2012 e foi arquivada em: Geral.

Comentários

  1. Manuel Cruz - 25 de Setembro de 2012

    Iniciativa muito boa, no entanto, uma duvida surge, porquê o RODA e não o Digitarq? Quais as diferenças?

    Obrigado

  2. admin - 3 de Outubro de 2012

    Bom dia. O digitarq é uma aplicação vocacinoada para gerir arquivo sdefinitivos, incorporando as funções de produção de registos descritivos, gestão e associação de imagens digitais e ainda disponibilização na web desses mesmos conteúdos. O RODA é um arquivo digital desenvolvido de acordo com norma OAIS (referencial para repositírios digitais). Assim as funções são completamente distintas. O RODA funciona como um arquivo nacional mas destina-se apenas a receber informação originalmente produzida em digital, tendo como missão a sua preservação a longo prazo
    No entanto os dois sistemas deverianm estar integrados no que respeita à apresentação de resultados na internet. Um projeto de desenvolvimento que temos é precisamente de reallizar esta integração de forma que uma pesquisa feita a partir do interface web do portal de arquivos (http://portal.arquivos.pt) retorne também resultados de conteúdos mantidos no RODA.
    Sugerimos que consulte o RODA para melhor esclarecimento. https://roda.dgarq.gov.pt

Comente esta notícia