Saltar os Menus

Notícias

27 de Dezembro de 2011

Declaração Universal sobre os Arquivos

A UNESCO aprovou oficialmente a Declaração Universal sobre os Arquivos (DUA) na 36.ª Conferência Geral em Paris, a 10 de novembro de 2011, com a redação adotada pelo Conselho Internacional de Arquivos (CIA) na sua Reunião Geral Anual, em Oslo, a 17 de setembro de 2010.

Este documento define concisamente as características únicas dos arquivos e os requisitos de gestão para se facultar o acesso contínuo aos mesmos durante o tempo que for necessário. Foi concebida como uma base para a defesa e promoção dos arquivos e da profissão de arquivista, e destina-se ao público em geral.

Declaração Universal sobre os Arquivos

Esta notícia foi publicada em 27 de Dezembro de 2011 e foi arquivada em: Geral.

Comentários

  1. Margarida Maria Baranita Matias - 12 de Janeiro de 2012

    Dentro do espírito que levou à criação de um arquivo, continuidade de um documento de geração em geração, perpetuação da sua utilidade ao longo dos tempos, tendo sempre em conta a evolução que as nossas ferramenas de trabalho sofrem será sempre necessário ter os documentos “guardados” de modo a que o acesso seja rápido e eficaz, sem esquecer a preocupação deste tempo de crise que estamos a viver, tornando-os acessíveis e com o menor custo possível.

Comente esta notícia